Cotidiano

Moradores sofrem com ataque de carapanãs

Bueiro aberto que recebe água da chuva acaba servindo de criadouro de mosquitos transmissores de doenças

Moradores da Rua B, no Residencial Nova Esperança, bairro Jardim Equatorial, zona Oeste, reclamam de um esgoto aberto que está servindo como criadouro de mosquito. A rua não é asfaltada e está cheia de lama.

Crianças adoecem e os pais colocam a culpa na Prefeitura de Boa Vista que, segundo eles, não terminou o serviço.

“Cavaram a rua e colocaram a tubulação do esgoto, mas não interligaram a rede às casas. Agora está isso aí. O bueiro aberto com água da chuva servindo como criadouro de mosquito. Ninguém consegue ficar parado.

As carapanãs não deixam. É de manhã, à tarde e à noite a coisa piora. Meus dois bebês estão doentes. Pedimos que a prefeitura ajeite isso aí”, reclamou a doméstica Clenilde Ferreira Santos, de 35 anos.

Clenilde também reclamou porque os moradores já informaram o problema à prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. “A gente já ligou várias vezes, mas ninguém nos atende. Enquanto isso, nossos filhos estão adoecendo”, lamentou.

Os dois filhos de Clenilde são gêmeos e têm nove meses. A doméstica tem mais três filhos, dois adolescentes. A Folha constatou no momento da entrevista, na tarde de anteontem, dia 16, que havia muitos carapanãs na casa da doméstica. O foco era o esgoto aberto no meio da rua.

“Meus meninos vivem doentes. E quando a gente procura atendimento médico no posto de saúde, não encontra, nunca tem remédio. Pedimos à prefeita que ajeite nossa rua e feche este bueiro. Não temos mais sossego com tanta carapanã”, retrucou.

PMBV E CAER – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o esgoto é de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). A Prefeitura não informou quando vai pavimentar e asfaltar a rua B.

A Caer informou que no local citado estão sendo realizadas obras de construção da rede de esgoto, e que só após a conclusão dos serviços, a Companhia poderá iniciar o trabalho de interligação da rede com as residências. Vale ressaltar que a ligação da rede de esgoto só pode ser feita após a conclusão de todas as etapas dos serviços pela empresa executora.