Cotidiano

Moradores sofrem com falta d'água há meses

Famílias relatam que água não consegue chegar à caixa d’água e que até nas torneiras o abastecimento é por poucas horas

Um problema que já virou rotina para os moradores do conjunto habitacional Manaíra, localizado no bairro Laura Moreira, zona Oeste, é a constante falta de água na torneira. A população daquele setor da cidade afirma que não sabe mais a quem reclamar. Eles afirmam que a situação se prolonga há nove meses e que já formalizaram reclamações na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), porém o problema não foi resolvido.
A dona de casa Maria do Carmo Ferreira informou que desde que se mudou para o local que sofre com o problema de falta d’água. Ela relatou que, apesar de todas as residências possuírem caixas d’água, a pressão não é suficiente para enchê-las. “Temos água apenas nas torneiras mais baixas e por poucas horas. A caixa d’água costumava encher na madrugada, horário em que o consumo é menor, mas de uns meses pra cá, nem isso”, declarou.
Conforme a moradora, a água disponível não é suficiente para todos os afazeres domésticos. A dona de casa costuma encher baldes e vasilhas durante a noite para não ficar desabastecida. “Todos os dias tenho que lavar louças, roupas, banheiro, passar pano, tomar banho e diversas outras atividades que necessitam de água. É um transtorno diário, não sei mais o que fazer”, desabafou.
Ela disse que já relatou a situação para a Caer através do serviço de atendimento ao cliente. “Já perdi a conta de quantas vezes liguei para a Caer. Eles afirmam que vão enviar uma equipe para averiguar a situação, às vezes até mandam, mas somente para olhar, pois até hoje não foi solucionado”.
Outra moradora, que preferiu não se identificar, afirmou que não sofre tanto com a falta d’água, pois economiza a que tem disponível. “Quando estou lavando, abro a torneira só quando necessário. A caixa d’água tem capacidade para 500 litros. Demoro cerca de três dias para usar isso tudo. Sou consciente do momento de seca que enfrentamos e procuro não desperdiçar”, disse.
A moradora relatou que presencia desperdícios diariamente. “Já vi na vizinhança torneiras ligadas espalhando água pelas calçadas e ruas. Essas mesmas pessoas depois vão cobrar melhorias na Caer, mas não põem a mão na consciência e mudam de atitude”, opinou.
GOVERNO – O Governo do Estado informou, através de nota, que as quedas de energia ocorridas durante o fim de semana provocaram a baixa de pressão na rede de distribuição na zona Oeste de Boa Vista. “Devido à distância do Centro de Reservação e Distribuição do bairro Pintolândia, responsável pelo abastecimento do Conjunto Manaíra, a pressão ainda não havia sido regularizada no local, conforme constatado em vistoria realizada na manhã desta segunda-feira, dia 16, por uma equipe da Caer. A companhia estuda uma manobra para melhorar a pressão no local e em toda a cidade vai colocar em prática um plano de otimização da distribuição de água de Boa Vista”, frisou. (I.S)