Cotidiano

Moradores usam até água da central de ar para atividades domésticas


Na rua José Carlos dos Prazeres no bairro União, zona oeste de Boa Vista, os moradores estão há dois dias sem o  fornecimento de água. 

A advogada Adjane Sarmento afirmou que os serviços domésticos e até para tomar banho e demais procedimentos de higiene só podem ser realizados por volta das 3h da madrugada. Ela conta que, neste horário, é possível aparar alguns baldes de água, mas apenas por alguns minutos, pois logo a água vai embora novamente. 

“Muito difícil nossa situação. Eu tenho um bebê de quatro meses e não podemos ficar sem água. Já ligamos para Caerr e eles não resolvem nosso problema. Meu marido teve que tomar banho com a água da central de ar que acumulamos em um balde”, disse a moradora, ao refirmar que, mesmo na torneira mais baixa da residência, a água não chega. 

Eles afirmam ainda que o problema é constante no bairro, porém nas últimas duas semanas e principalmente na segunda, 8, e terça-feira, 9, a situação se agravou com a interrupção total no fornecimento.

Em outra casa da mesma rua, a comerciante Jucelane Nascimento explicou que para manter o estabelecimento limpo é necessário também ficar acordada durante a madrugada para conseguir alguns baldes de água e os filhos precisam tomar banho no quintal.  “Sofremos há tempos com essa falta de água no bairro União. Pode abrir todas as torneiras da minha casa neste momento que vai comprovar que não está saindo uma gota de água encanada”, sugeriu a comerciante. 

Jucelane afirma que foi necessário improvisar recipientes para armazenar água e até um ‘banheiro’ nos fundos do quintal, para que a família possa tomar banho na madrugada. 

OUTRO LADO – Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que, ao perceber alguma anormalidade no abastecimento de água, é fundamental que os moradores relatem o problema junto ao 0800-280-9520, para que seja gerada uma ordem de serviço e com isso a empresa possa agilizar o reparo de algum problema pontual. 

Ressaltou que, até a tarde de ontem, não tinha recebido nenhuma reclamação sobre o funcionamento da rede de água no bairro União. “No entanto, será enviada uma equipe ao local para verificar a situação a fim de identificar o problema, para posteriormente tomar as providências necessárias”, frisou. (T.R)