Moradores dos bairros Vila Velha e Vila Nova, em Pacaraima, reclamam do local em que está sendo depositado o lixão do município atualmente. Os resíduos estão sendo depositados no terreno onde era realizado o Micaraima, região próxima de casas e comércios. Desde o início do ano, a população do município tem enfrentado problemas com os locais de depósito de lixo dentro da cidade.
Um morador, que não quis ser identificado, reclama que o mau cheiro tem sido insuportável no local. Outra preocupação é a área estar próxima aos poços artesianos, construídos pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que abastecem a população.
“O fedor é insuportável, há urubus demais no local. Acontece que a situação está descontrolada. O local é aberto, numa área residencial, tudo exposto, a poucos metros de poços artesianos da Caer que abastecem a cidade”, explica o denunciante.
Esta não é a primeira vez que os moradores reclamam da localização e mau cheiro do lixão em Pacaraima. Os moradores havam denunciado o acúmulo de lixo no pátio de garagem da Prefeitura Municipal de Pacaraima, que deixava um odor insuportavel, segundo eles, nas casas de quem morava próximo do local.
Em julho, o Município de Pacaraima conseguiu uma licença estadual para implantar um pequeno aterro sanitário emergencial em Amajari. A ideia é descartar por 20 anos em uma fazenda da cidade o lixo produzido na fronteira com a Venezuela.
A Folha procurou a prefeitura de Pacaraima solicitando um posicionamento sobre a denúncia e ainda não obteve respostas.