Morre aos 66 anos o ex-boxeador Maguila

O ex-boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC)

A informação foi confirmada pela esposa do ex-atleta, Irani Pinheiro, para uma emissora de TV. (Foto: Divulgação)
A informação foi confirmada pela esposa do ex-atleta, Irani Pinheiro, para uma emissora de TV. (Foto: Divulgação)

José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O ex-boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição que apresenta sintomas semelhantes ao Alzheimer, mas é causada por golpes repetitivos na cabeça, comum entre ex-pugilistas. A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou a informação na tarde de hoje ao programa Balanço Geral, da Record TV.

Quem foi Maguila?

O ex-pugilista brasileiro Maguila, que lutou profissionalmente entre 1993 e 2000, construiu uma carreira marcada por números expressivos. Ao longo de duas décadas dedicadas ao boxe, ele participou de 85 lutas oficiais, com 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, apenas 7 derrotas e um empate técnico. Esses resultados o consagraram como um dos principais nomes do esporte no Brasil.

Entre os combates marcantes da carreira de Maguila, destacam-se dois: o enfrentamento contra o campeão mundial Evander Holyfield, em 1989, e a luta contra George Foreman, um ano depois, na preliminar do confronto entre Mike Tyson e Henry Tillman.

A luta contra Holyfield foi encerrada no segundo round, com o norte-americano, então pentacampeão dos pesos-pesados, vencendo por nocaute. Na época, Maguila vinha de uma sequência impressionante de 18 vitórias consecutivas. Já em 1990, o brasileiro, que ocupava o 10º lugar no ranking da Associação Mundial de Boxe, subiu ao ringue contra George Foreman. Novamente, o combate foi finalizado no segundo round, com Foreman levando a vitória por nocaute.

Entre suas conquistas, Maguila ostenta títulos importantes no boxe, incluindo o de campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe, em 1995. Ele também foi campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental e campeão das Américas.