Cotidiano

Morre ex-deputado e radialista Izaias Maia aos 63 anos

Izaias Maia era conhecido como o “homem da chibata” e trabalhou na área de comunicação por mais de 35 anos.

O ex-deputado estadual e radialista Izaias Maia morreu na tarde desta quinta-feira, dia 13, aos 63 anos, em decorrência de um infarto. Ele estava morando em Fortaleza, capital do Ceará, onde residiam familiares. Colegas de trabalho e amigos foram surpreendidos com a notícia da morte do comunicador.

Nascido no Estado do Amazonas, migrou para Roraima na década de 90. Izaias era conhecido pela atuação enfática como apresentador de programas de rádio e televisão, inclusive, num deles fazia uso de uma “chibata”, como símbolo de protesto e de críticas contra o que julgada ser ruim ou mal para a sociedade.

O programa de mais sucesso foi o “Barra Pesada”, exibido pela TV Boa Vista, e nele eram exploradas as reportagens policiais, do contexto político de Roraima e de solidariedade. O ex-parlamentar fez uma defesa aos professores da rede estadual de educação durante o período de greve que durou mais de 70 dias, em 2015. Além disso, afirmava que os indígenas mereciam atenção porque sofrem abandono por parte do Poder Público. A questão energética de Roraima e investimento nas casas de tratamento de dependentes químicos também foram bandeiras levantadas durante a legislatura da qual fez parte.

Izaias disputou o cargo de vereador por Boa Vista duas vezes e foi candidato a deputado estadual em duas tentativas, sendo eleito na segunda delas com 3.427 votos, conseguindo ser o terceiro mais votado do seu partido, na época o PRB (atual Republicanos). Ele atuou por mais 35 anos na área de comunicação e deixa sete filhos.