O líder indígena da etnia Macuxi, Dionito José de Souza de 52 anos, morreu nesta segunda-feira (15). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).
“É com profundo lamento que expressamos solidariedade e votos de pesar aos familiares, amigos e comunidades indígenas de Roraima pela inestimável perda desse grande líder que marcou seu nome na história roraimense”, diz trecho da nota do Sinter.
Dionito era coordenador da Região Serras, e morava na Comunidade Maturuca, localizada na Raposa Serra do Sol, nordeste do estado.
Conhecido pela sua luta e militância pela causa dos povos tradicionais, também foi coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR) no período entre 2007 e 2011.
“Neste momento de dor, nós nos solidarizamos com seus familiares e amigos e reafirmamos nosso pesar pela perda. Agradecemos imensamente a sua dedicação e toda a sua luta pelo movimento indígena de Roraima, Brasil e do mundo”, diz parte da homenagem do CIR à Dionito.