Cotidiano

Mortes no trânsito caem, mas número de acidentes aumenta

Só nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados mais de dois mil acidentes. Já o registro de mortes caiu 10%

O número de acidentes de trânsito, no primeiro semestre de 2015, registrou um aumento de 19%, comparado ao mesmo período de 2014. Só nos primeiros seis meses deste ano, foram registrados 2.342 acidentes de trânsito contra os 1966 acidentes registrados no primeiro semestre do ano passado.

Mas apesar desse crescimento, houve uma melhora com relação ao número de vítimas fatais registradas no primeiro semestre. No primeiro semestre de 2014 foram registradas 95 mortes, e em 2015, nesse mesmo período, 85 mortes. A queda foi de 10,5% o número de mortes.

Levando em conta as circunstâncias em que ocorrem os acidentes, a Direção de Segurança no Trânsito, do Detran, avalia que o aumento no número de acidentes é devido à falta de sinalização nos cruzamentos; grande quantidade de condutores sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que está constantemente sendo combatido pelo Detran, com blitze constantes para tirar de circulação essas pessoas; uso de alta velocidade; alcoolemia; entre outros.

Durante todo o ano de 2014 foram feitas 4.826 autuações a condutores que dirigiam sem a CNH ou permissão para dirigir. Este ano, até o mês de novembro, 4.816 condutores foram autuados pela mesma razão, devendo esse dado ser ampliado até o final do ano, devido as ações de fiscalização que o Detran vem realizando.

Sobre os dados do segundo semestre ainda estão sendo realizadas as coletas de dados para fechar a estatística. O levantamento, conforme explicou o Governo do Estado, é demorado porque depende dos dados fornecidos por vários setores para que o Detran possa confrontar as informações de todo o estado e assim fechar a estatística completa.