Cotidiano

Motoristas devem trocar extintores de carros a partir de janeiro de 2015

O condutor que não fizer a troca pode levar uma multa de R$ 127, 69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação

A partir de primeiro de janeiro de 2015, todos os carros devem estar equipados com  outro tipo de extintor, o ABC. A nova determinação foi aprovada em novembro de 2009 e exige que os extintores do tipo BC sejam trocados até 31 de dezembro deste ano.
Caso contrário o condutor pode levar uma multa de R$ 127, 69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Os extintores do tipo, BC, são indicados para combater incêndio causado por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos, mas não é recomendado para materiais sólidos como tecidos, espuma, plásticos e borrachas.
De acordo com o diretor da Associação Brasileira das Indústrias de equipamentos contra incêndio e cilindros de alta pressão, Cláudio Sachs, os extintores ABC são mais completos.
“O extintor ABC, que é o produto mais eficiente, é que o A, ele apaga muito bem fogos da classe que tem nos veículos: Painel, bancos, revestimentos internos, mangueiras de borracha, forro do capô, tudo que é material sólido, vamos dizer assim. Então, ele é um complemento do antigo BC. Então, o ABC é um produto mais eficiente para os tipos de incêndios que têm nos veículos hoje em dia.”
A determinação se aplica, principalmente, aos donos de veículos fabricados até 2004. Os donos de carros com ano a partir de 2005 devem se atentar apenas para a validade do extintor e se ele está lacrado corretamente. Segundo Sachs, esse tipo de extintor já está disponível no mercado há dez anos.
“Esse extintor novo, ele já vem sendo fornecido desde 2005. As montadoras de automóveis, que montam os extintores, desde janeiro de 2005, portanto vai fazer 10 anos já, eles já montam esse novo extintor. Quer dizer, não é que agora vai mudar do tipo BC para o ABC, agora.”
Quem ainda não tem o extintor do tipo ABC, pode comprar em qualquer loja especializada ou oficina mecânica. O preço varia de 50 a 60 reais. Os extintores de incêndio são obrigatórios nos carros brasileiros desde 1968.
Fonte: Agência do Rádio