Acadêmicos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima (UFRR) se reuniram em frente à reitoria na manhã desta sexta-feira, 3, para pedir a resolução da falta de transporte enfrentada na unidade. Em decorrência de salários atrasados, os motoristas que deslocam os estudantes de Boa Vista à zona Rural decidiram paralisar os serviços.
Conforme os acadêmicos, três ônibus saem do Campus Paricarana para os Campi Murupú e Cauamé. Durante esta semana um dos motoristas parou de fornecer o serviço e os outros motoristas anunciaram paralisação para segunda-feira, 6.
“Só entre os cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, estima-se que a paralisação dos ônibus deve afetar mais de 200 alunos”, afirmou a estudante Emylly Marinho.
O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes do Nascimento, se reuniu com uma comissão formada por professores e acadêmicos da instituição para entrar em acordo e evitar a greve. Ele afirmou que está providenciando o pagamento dos servidores e que o atraso se deu por conta da diminuição de verbas repassadas às instituições de ensino federais.
“Infelizmente, caso ocorra a paralisação, quem depende dos ônibus da universidade vai ser prejudicado. Alguns estudantes possuem carro para se deslocar até os campi mais afastados, mas até eles preferem optar pelo ônibus, pela economia de gasolina”, ressaltou o acadêmico Mateus Lima.
Com informações do repórter Minervaldo Lopes.