Cotidiano

Movimentação em hotéis de Boa Vista aumenta com a vinda de amazonenses

Com a preferência de turistas de Manaus em passar o feriadão em Roraima, hospedagens aumentaram em cerca de 90%

Em razão da comemoração do Dia da Independência, nesta quinta-feira, 07 de setembro, o comércio em Boa Vista observou um aumento no número de vendas. Além das passagens de ônibus, o setor hoteleiro verificou uma elevação das reservas de hospedagens nos próximos dias. Segundo Josi Silva, recepcionista de um hotel localizado na Avenida Benjamin Constant, no Centro, houve um aumento de até 90% das reservas.

O local está funcionando em sua totalidade desde o início desta semana, tendo até que recusar novas hospedagens. “Pelo que pudemos observar, nós tivemos um aumento considerável com a proximidade do fim de semana”, disse Josi. “Nós temos 36 quartos e estão todos lotados pelo menos até o dia 10 de setembro. Inclusive, cinco clientes com famílias vieram até nós para tentar reservar para o final de semana e não conseguiram porque estamos completamente lotados”.

PERFIL – De acordo com a recepcionista, a maioria dos hóspedes é originária de Manaus (AM), que aproveitou o feriado estadual de 05 de setembro, quando se comemora a elevação do Amazonas à categoria de província. Segundo Josi, os hóspedes vieram realizar viagens curtas dentro do perímetro estadual, passeios turísticos para sítios, fazendas e balneários, além de pontos conhecidos pelo turismo de aventura, como o Monte Roraima e a Serra do Tepequém, no município do Amajari.

Em segundo lugar, os amazonenses aproveitam para visitar parentes que moram em Roraima. “Muitos vieram para falar com suas famílias, mas o que a gente mais viu foi gente a passeio, para fazer viagem de turismo. A grande maioria dos hóspedes é de Manaus por conta do feriado que lá começou mais cedo. Os demais são de Brasília e São Paulo e outros cantos do país, mas não tivemos registro de clientes estrangeiros”, frisou.

NORMALIDADE – O aumento do movimento hoteleiro ficou concentrado mesmo para reservas destinadas a passeios no feriadão. No hotel localizado na Avenida Glaycon de Paiva, no Centro, que oferece um serviço voltado para hóspedes em viagens a negócio, o número de reservas está na média para a estação.

“No momento, a nossa ocupação está em cerca de 35%, e a previsão é que se mantenha assim nos próximos dias e com a possibilidade de queda no fim de semana, mesmo com a proximidade do feriado”, explicou o recepcionista do hotel, Wendel Gomes.

“Isso se dá por conta do perfil da nossa clientela, que é mais aplicado para viagens empresariais, para tratar de negócios, então, é preferível que as reservas sejam feitas durante a semana, em dias úteis”, acrescentou. “Como já observamos esse diferencial na nossa clientela, ficamos mais atentos com o reforço da equipe para atender aos hóspedes levando a reserva como base no caso de algum congresso, por exemplo, e não com a aproximação e feriados”. (P.C.)