Cotidiano

Movimento da OAB pretende fortalecer a advocacia feminina

Em Roraima, 43% dos que contribuem com a receita da Ordem são advogadas

O “Movimento Mais Mulheres na OAB” (MMM/OAB), que pretende reunir toda a advocacia feminina roraimense,  realizou nesta sexta-feira, 17, um almoço com mais de 50 mulheres advogadas, onde muitas delas puderam compartilhar anseios e expectativas.

O movimento – que já conta a adesão de aproximadamente 100 mulheres – visa integrar as advogadas inscritas na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima, numa rede de apoio,  defesa e fortalecimento da advocacia feminina.

Além disso, promover uma maior participação das mulheres advogadas na política da Ordem. A finalidade principal é uma efetiva igualdade de gêneros dentro da classe.

A iniciativa em Roraima são das advogadas Florany Mota e Michele Rizzo que inspirou a CNMA (Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federa) da OAB, a lançar uma Campanha Nacional com o mesmo nome, durante a I Conferência Nacional da Mulher Advogada, que ocorrerá em Maceió nos dias 21 e 22 de maio.

“É com esse mesmo espírito de busca de união e fortalecimento que tal Campanha em nível nacional deverá alcançar toda a advocacia feminina brasileira” frisou a advogada Michele Rizzo, ao ressaltar que esse movimento é formado por advogadas comprometidas com a causa da mulher.

Durante a reunião, várias conquistas da mulher advogada foram lembradas, inclusive a aprovação da resolução  que determina que as chapas, a partir do próximo pleito, sejam compostas por, no mínimo, 30% de um dos gêneros, o que possibilitará uma maior representação das mulheres advogadas na política da Ordem.

Em Roraima, 43% dos que contribuem com a receita da Ordem são advogadas, portanto pagam também as despesas da entidade e merecem, por direito, ter o mesmo poder de voz e deliberação.

 

 

Mas outras pautas da advocacia feminina em andamento também foram lembradas, como, por exemplo, a acessibilidade ao fórum para as advogadas lactantes, um fraldário e a prioridade nas audiências, com destacou Florany Mota.

A advogada Maise França lembrou que há tempos as advogadas lutam por mais espaço na OAB.  “Sinto neste momento que o movimento de mulheres está mais fortalecido. Não vou desistir da minha luta em prol de uma Ordem com a participação de 50% das mulheres, ocupando os cargos dentro da nossa Seccional”, afirmou.

A reunião contou também com a participação de três advogadas decanas: Vera Regina, Paula Bittencourt  e Maria Helena Veronese. “Há muito tempo eu defendo que  mulheres advogadas ocupem cargos na diretoria da OAB”, defendeu Vera Regina.

No total, dez mulheres compõem a comissão organizadora do MMM/OAB. São elas: Florany Mota, Michele Rizzo, Maise França, Denise Calil, Elena Natch Fortes, Mary Magalhães, Pâmella Oliveira, Isabel Bahia, Alessandra Vasconcelos e Rogiany Martins.