Cotidiano

Movimento de mulheres indígenas visitará comunidades em Roraima

Organizadores darão boas vindas às mulheres originárias de várias etnias, e convidam todos das regiões adjacentes a se fazerem presentes

A “Caravana de Mulheres Originárias” estará em Roraima nos próximos dias 25 e 26, para visitar a Comunidade Indígena Barata – Terra indígena Tabaio, Município de Alto Alegre. Os organizadores darão boas vindas às mulheres originárias de várias etnias, e convidam todos das regiões adjacentes a se fazerem presentes.    

A caravana destina-se a dar voz a todas as mulheres indígenas, em seus respectivos Estados, considerando especialmente, que durante os dois anos mais árduos anos da pandemia, a violência contra a mulher e contra crianças de modo feral, que aumentou nos últimos anos. 

A Caravana de Mulheres Originárias que vem a Roraima, será integrada pelas líderes indígenas Puyr Tembé, Braulina Baniwa, Shirley Krenak, Josi Kaingang, Lidia Tenetehar, Concita Sompré, Cristiane Pankararau e Val terena, além das lideranças femininas locais.   

O grupo surgiu durante a 2ª Marcha Nacional de Mulheres Indígenas, como uma base das mulheres que integram as mais importantes Organizações Indígenas, para dar suporte, a iniciativas e ações e promover o fortalecimento das mulheres raízes.  

Entre cantos, danças, rezas, poesia e discussões políticas, as mulheres indígenas se reuniram para fortalecerem suas lutas, debater propostas de ações dentro e fora das terras indígenas e tecer os fios de esperança em meio às lutas cotidianas.