Quem pretende passar o feriado do Carnaval viajando, terá que aprender a dividir melhor o seu espaço. Segundo dados da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o número de viajantes aumentou cerca de 14% em relação ao ano passado.
Cerca de 490 mil viajantes passarão pelos principais aeroportos do País. No total, cerca de 5,3 milhões de pessoas são aguardadas nos terminais do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Brasília (DF), Salvador (BA) e Recife (PE), entre os dias 12 e 23 de fevereiro.
Estima-se que 6,8 milhões de brasileiros se movimentem pelo País em viagens de avião, ônibus e automóvel. As preferências são de locais com festas famosas de Carnaval, como Rio, Recife e Salvador.
Confira dicas do PROCON para quem vai viajar de avião:
Em caso de atrasos ou cancelamentos, o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia.
De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas.A partir de duas horas, o passageiro pode exigir alimentação. Mais de quatro horas, a companhia tem que disponibilizar acomodação ou hospedagem e transporte.
No caso de cancelamento da passagem, o passageiro também tem direito a receber reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque, ou pode remarcar o voo para outra data e horário.
É possível embarcar no próximo voo, da mesma empresa, se houver lugar disponível para o mesmo destino.
Confira que objetos são permitidos como bagagem de mão e bagagem despachada, tanto em voos domésticos, quanto nos internacionais.
Com informações do Procon
Fonte: Portal Brasil