Cotidiano

MP de Roraima entrega 2 mil uniformes para o sistema prisional do estado

Também foram doadas 600 peças íntimas femininas. Doação foi feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que acompanha o sistema prisional de Roraima, presencialmente, desde 2016

O Ministério Público de Estado de Roraima (MPRR) entregou nesta quinta-feira (26) 2 mil conjuntos de uniformes para o sistema prisional de Roraima, além de 600 peças íntimas para as internas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista.

Cada conjunto é composto por uma camisa e uma bermuda. Somados às 600 peças femininas, foram doados cinco mil itens. O material foi repassado pela procuradora-geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, para o secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, responsável pela distribuição à população carcerária.


Doação foi feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público nesta quinta-feira (Foto: Ayla Grandez/Secom Roraima)

A doação foi feita pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que acompanha o sistema prisional de Roraima, presencialmente, desde 2016, para verificar o trabalho e a realidade no estado.

“Fizemos esse pedido há um tempo, quando o sistema prisional estava com muita dificuldade para conseguir esses uniformes por conta da pandemia. Quem de pronto nos ajudou nisso foi a Comissão do Sistema Prisional do CNMP. Essa doação era para ter sido feita antes, porém a pandemia também atrasou a confecção dos itens”, explicou o procurador de Justiça e coordenador do Núcleo de Execuções Penais do MPRR, Fábio Barros Stica.


Cada conjunto é composto por uma camisa e uma bermuda (Foto: Ayla Grandez/Secom Roraima)

Para André Fernandes, além de garantir mais dignidade aos reeducandos, a doação de uniformes vai proporcionar alívio financeiro para os familiares.

“De antemão, adquirimos 10 mil conjuntos. Com esses novos que recebemos do MPRR, poderemos atender ainda mais internos. Com isso, tiramos da família o ônus do fornecimento destes itens. Agora, o dinheiro que era utilizado para esta finalidade pode ser usado em outras urgências, nas necessidades diárias”, pontuou o secretário.