Cotidiano

MP se reúne com município sobre cancelamento de cirurgias

Além disso, encontro realizado na manhã desta quarta-feira, 02, também tratou sobre o funcionamento dos laboratórios que atendem à rede municipal

O Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR) convocou uma reunião com a Prefeitura de Boa Vista para tratar sobre a rede municipal de saúde. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 02, na Sala de Conselhos do MPRR e contou com a participação da promotora de Justiça e Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, e do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá.

A reunião foi motivada por conta do cancelamento das cirurgias em razão da falta de fios de sutura, que auxiliam na cicatrização de procedimentos cirúrgicos, como no caso de crianças que sofrem com lábios leporinos e sobre o fechamento de laboratórios que atendem a rede municipal.

Conforme a promotora, a reunião foi convocada para que o MP obtivesse um posicionamento da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) sobre os casos.

Sobre as cirurgias, a promotora informou que o secretário pediu um prazo até hoje à tarde para dar uma posição oficial sobre os fios de sutura. Já sobre os laboratórios, a secretaria pediu um prazo até a próxima semana, o que foi concedido pelo MP.

“A gente recomendou que seja realizado um mutirão para agilizar a solução desse problema quando chegarem os fios de sutura. Sobre os laboratórios, o que eu pedi do secretario é uma posição com relação a isso, se vai manter a decisão de fechar ou se vai rever a decisão. Só depois disso que poderemos tomar medidas. A gente quer que a população seja bem atendida, a preocupação maior é essa”, disse a promotora.

Quanto às cirurgias, o secretário esclareceu que medida foi um ato voluntário de cautela aos pacientes. “Nós não queríamos que os nossos pacientes passassem por cirurgias que depois tivessem que ser refeitas, o que poderia causar um estresse emocional ainda maior”, justificou Rodrigo. “Os fios já estão sendo providenciados e a sugestão do MP de realizar um mutirão já está no nosso planejamento”, garantiu.

Sobre os laboratórios, o secretário relatou que a Ideia da Prefeitura é fazer com que as unidades estejam mais perto da população e declarou somente que o município e o Ministério Público têm a mesma preocupação, “fazer com a que a população seja atendida”.

XX