Cotidiano

MPE realiza eleição com candidatura única para comandar o órgão

Nesta eleição, a atual Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, é a única candidata ao cargo

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) realiza nesta terça-feira, 02 de fevereiro, a eleição ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2021/2022.

A votação, que ocorre das 8 h às 12 h, é secreta e trinominal, realizada por meio eletrônico com link de acesso exclusivo já disponibilizado no site da Instituição, na intranet. Os Procuradores e Promotores de Justiça podem usar as senhas pessoais do e-mail institucional.

Nesta eleição, a atual Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, é a única candidata ao cargo.
Após a votação, o nome da candidata eleita será encaminhado ao Governador do Estado que, no prazo de 15 dias, deverá efetivar a nomeação da Procuradora-Geral de Justiça.

Comissão Eleitoral

Integram a mesa apuradora, o Presidente da Comissão Eleitoral, Procurador de Justiça Fábio Bastos Stica, a Promotora de Justiça Carla Cristiane Pipa, secretariando os trabalhos, e o Promotor de Justiça, Ricardo Fontanella.
Concluída a apuração e confeccionada a ata, a Mesa Apuradora deverá encaminhá-la à Procuradora-Geral de Justiça, Janaína Carneiro Costa, para as providências legais.

Perfil

Janaína Carneiro Costa é Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima. Ingressou a carreira no órgão em 1997 e neste período foi titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, atuou no combate a improbidade administrativa e exerceu, por muitos anos, a titularidade nas 3ª e 5ª Promotorias Criminais. Também foi a primeira Promotora de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso e Direito à Educação.

Em 2011 foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Foi a primeira coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Procuradorias e Promotorias de Justiça (CAOP). Janaína Carneiro Costa foi eleita em março de 2019 por seus pares para conduzir o MPRR no biênio 2019/2021. Atualmente também vice-presidente do Grupo de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (GNDH).