Cotidiano

MPRR divulga resultado de campanha de combate à violência contra mulher

Órgão repassou informações sobre a Lei Maria da Penha e a lei estadual que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) divulgou nesta quinta-feira (3) o resultado da campanha Carnaval Sem Violência Contra a Mulher, promovida no feriado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. O órgão visitou mais de dez estabelecimentos e festas carnavalescas em Boa Vista.

Na oportunidade, o MPRR repassou informações sobre a Lei Maria da Penha e a lei estadual que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco, além da divulgação dos materiais da campanha para os frequentadores.

A ação teve como objetivo conscientizar a população roraimense, por meio de publicações em redes sociais e visitas em clubes e casas noturnas, sobre os tipos de violência praticados contra as mulheres e os canais para denúncia.

De acordo com promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Lucimara Campaner, nos períodos festivos, como o Carnaval, existe um aumento significativo no número de casos de violência praticada contra as mulheres tanto em casa, quanto em festas e locais públicos.

“É importante alertar os responsáveis por eventos de que deve ser prioridade não apenas a atenção às mulheres que frequentam a festa, mas também das colaboradoras como seguranças, garçonetes, caixas, administradoras, para prevenir e combater o assédio e outras ofensas”, ressaltou.

Lucimara também afirmou que a campanha cumpriu o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema. “É preciso difundir uma cultura de paz e garantir que as mulheres possam ter lazer e trabalhar com segurança livres de assédios e discriminações! Lembrar que a palavra da mulher tem valor, que não é não e sua roupa não legitima qualquer ato de violência e que expressões injuriosas e o assédio são crimes”, concluiu.