Cotidiano

MPRR inaugura espaço destinado a educação ambiental em empreendimento comercial

Sala foi criada devido a uma infração ambiental cometida na época da construção do Pátio Roraima Shopping

A sala fica em local de fácil acesso, na área administrativa do shopping e uso, quando necessário, ficará sob a responsabilidade da 2ª Titularidade da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sem ônus para o MP.

O espaço, fruto do Termo de Ajustamento de Conduta nº 010/12 firmado entre a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e a administração do Pátio Roraima foi proposto pelo promotor de justiça Zedequias de Oliveira Júnior, responsável pela segunda titularidade da promotoria.

“Dentre as obrigações previstas no acordo está a recuperação da área degradada e a destinação nas instalações do shopping de um espaço para fins de capacitação de agentes ambientais, infratores e demais ações voltadas à defesa do meio ambiente, bem como a promoção da educação ambiental”, explica o promotor.

AÇÕES

Para alavancar essas ações, em março deste ano, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Roraima (CIEA/RR), composta por 35 instituições, entre elas o MPRR, que tem o objetivo de promover e fiscalizar a política e ações de educação ambiental, lançou edital de seleção de uma logomarca a ser utilizada em campanhas com a temática ambiental.

Em abril foi realizada uma seleção de desenhos elaborados por alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais Martinha Thury Vieira e Maria Gonçalves Vieira, localizadas no entorno só shopping, sob o tema “Resíduos Sólidos”, para a escolha da referida logomarca.

O promotor de justiça Zedequias de Oliveira Júnior, responsável pelo evento, explica que “a logomarca escolhida fará parte de diversas peças, tais como folders, cartazes, impressos, envelopes, camisetas, bonés, sacolinhas de lixo para carro e outros materiais a serem posteriormente definidos pela comissão organizadora do evento, podendo, ainda, ser utilizada em campanhas com mesma temática”.

“Buscamos priorizar a escolha de escolas no entorno do shopping, onde ocorreu o dano ambiental, com intuito de sensibilizar a comunidade local para a importância do meio ambiente saudável. Num segundo momento, temos interesse em realizar eventos em escolas e comunidades dos demais bairros da capital”, ressalta o promotor.

Cinquenta alunos participaram da seleção dos desenhos e apenas cinco foram escolhidos pela comissão, dos quais, o eleito foi da aluna Yasmim Bento Duarte da escola municipal Maria Gonçalves Vieira. A arte selecionada será tema da campanha e evento, com inserção da logomarca em camisetas e bonés. Todos os desenhos farão parte de uma exposição no hall de entrada do Pátio Roraima Shopping durante 15 dias, a partir da data do próximo sábado.

“A prevenção é a melhor forma de se tratar a temática ambiental e urbanística, o que possibilitará concretamente minimizar ou mesmo evitar as ocorrências deletérias e às vezes irreversíveis, no que a educação se mostra como principal ferramenta”, conclui o promotor.

Fonte: MPRR