Cotidiano

MS autoriza mais de 600 leitos de UTI, mas RR fica de fora

Medida fortalece a estrutura hospitalar do SUS para enfrentamento da pandemia

O Ministério da Saúde autorizou, nesta terça-feira (29), mais 636 leitos de UTI em 13 estados do país, mas Roraima não foi contemplado. Os leitos são para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário. 

O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Segundo boletim epidemiológico emitido pela Sesau (Secretaria Estadual de Roraima), Roraima tem disponível 54 leitos de UTI adulto, com uma taxa de 96% de ocupação, além de outros nove no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, e dez no Hospital da Criança Santo Antônio. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para verificar se houve esta solicitação ao Ministério da Saúde. 

A instituição informou que o Estado de Roraima está providenciando a ampliação de dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), junto ao MS (Ministério da Saúde).

Os novos leitos serão somados aos 54 existentes para reforçar o atendimento das demandas no HGR, relacionadas ao enfrentamento da covid-19.

“A Sesau reforça que possui os equipamentos necessários, mas que está buscando profissionais para compor a equipe técnica, e para isso tem reforçado o diálogo junto aos profissionais que atuam em Roraima”,diz a nota.