Cotidiano

MS garante quase R$ 1 milhão em emendas para o Uiramutã

Recursos devem beneficiar centenas de moradores do município

O sonho em levar estrutura adequada para o atendimento à saúde de comunidades indígenas do Uiramutã está cada vez mais próximo de se realizar.

Isso porque o Ministério da Saúde confirmou que os recursos de emenda apresentado pelo deputado federal Edio Lopes (PMDB-RR) para investir na saúde do município está garantido.

Com os recursos que somam quase R$ 1 milhão será possível investir na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as comunidades de Maturuka e Monte Muriat I, além da aquisição de equipamentos para unidades da sede do município.

Todos os recursos já foram empenhados pelo Ministério da Saúde e as obras serão executadas pela Prefeitura Municipal do Uiramutã.

A duas UBS, uma em Maturuca e outra no Monte Muriat I terão estruturas e instalações modernas. São projetos que seguem todas as exigências do Ministério da Saúde, e que estarão prontas para oferecem serviços médicos de qualidade.

O deputado ressaltou a importância de priorizar ações voltadas para comunidades indígenas isoladas.

“Os indígenas carecem dessas estruturas na região. Muitas vezes se deslocam por enormes distâncias para conseguir um primeiro atendimento. Ao oferecer essas unidades básicas, iremos contribuir para minimizar esses entraves nos serviços de saúde e melhorar a qualidade de vida de todos.”

Grande parte das demandas chegaram ao parlamentar a partir da interlocução de lideranças indígenas da região. Neste caso específico, em Uiramutã, esta demanda chegou em audiência nas comunidades com os Tuxauas, durante visita realizada na região no início do ano.