As regras de transição para a aposentadoria foram alteradas novamente em 2025, conforme previsto pela reforma da Previdência promulgada em 2019. As mudanças afetam tanto a aposentadoria por tempo de contribuição quanto a por idade. Veja o que mudou:
Aposentadoria por tempo de contribuição
Quatro regras de transição foram estabelecidas pela reforma, mas duas delas sofreram alterações no início deste ano:
- Pontuação por idade e contribuição: Agora, as mulheres precisam atingir 92 pontos e os homens, 102 pontos. Essa pontuação é a soma da idade com o tempo de contribuição. Para servidores públicos, há ainda a exigência de 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
- Idade mínima com longo tempo de contribuição: A idade mínima passou a ser de 59 anos para mulheres e 64 anos para homens, com acréscimo de seis meses a cada ano até atingir o limite de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. O tempo mínimo de contribuição continua sendo 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Professores
Os professores também estão sujeitos a regras específicas de transição. Em 2025, a idade mínima para aposentadoria passou para 54 anos (mulheres) e 59 anos (homens). O tempo de contribuição exigido permanece em 25 anos para mulheres e 30 anos para homens.
Essas regras abrangem professores da rede privada, instituições federais e pequenos municípios. Para professores de redes estaduais e grandes municípios, aplicam-se os regimes próprios de previdência.
Aposentadoria por idade
A idade mínima para aposentadoria por idade foi fixada em 65 anos para homens desde 2019 e alcançou 62 anos para mulheres em 2023. O tempo de contribuição exigido para ambos os sexos é de 15 anos.
Regras que não mudam
- Pedágio de 100% no setor privado: Mantém-se a regra para quem tinha mais de 60 anos (homens) ou 57 anos (mulheres) e o tempo de contribuição exigido em 2019.
- Pedágio de 50%: Cumprido integralmente em 2022, essa regra não beneficiará mais nenhum segurado em 2025.
Simulações no INSS
Os segurados podem verificar quanto tempo falta para a aposentadoria utilizando a ferramenta de simulação no site ou aplicativo Meu INSS.
- No site: Acesse meu.inss.gov.br, cadastre-se e clique em “Simular Aposentadoria”.
- No aplicativo: Baixe o app Meu INSS, entre com seu CPF e senha, e acesse “Simular Aposentadoria” no menu lateral.
As simulações mostram o tempo restante para se aposentar conforme cada regra em vigor. Também é possível salvar o documento em PDF.