A artesã Wanderleia Saldanha, de 42 anos, descobriu neste mês que estava com um câncer no útero que chega a pesar 9 quilos. O tumor precisa ser retirado com urgência e a família não tem condições de arcar com a cirurgia e pede ajuda.
Após realizar um exame no fim de 2021, a artesã teria descoberto o que seria um mioma de aproximadamente 7 litros no útero. Ao fazer a biópsia, foi constatado que na verdade se tratava de um tumor. Os exames foram feitos após uma suspeita de gravidez.
A sobrinha de Wanderleia, Diana Guerreiro, compartilhou com a FolhaBV as dificuldades do tratamento. “O esposo dela não tem um salário fixo, por ser autônomo. Então não está conseguindo arcar com as despesas, os exames estão sendo pagos com a ajuda do pessoal da igreja”, afirmou Diana.
Para ajudar com os custos da cirurgia, a família da artesã está pedindo doações. As contribuições podem ser feitas através da chave pix 720 364 942 34 (CPF).
Wanderleia ainda entrará na fila de cirurgias do SUS, porém a gravidade do caso requer que a família tome medidas rápidas para que o tratamento seja feito da maneira mais rápida e segura possível.