Cotidiano

Mulheres continuam realizando mais afazeres domésticos

Pesquisa do IBGE aponta que houve um aumento da participação dos homens no Estado, porém, diferença continua alta

O percentual de mulheres que realizam afazeres domésticos continua mais alto do que os homens em Roraima. A informação é segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 26, pelo setor de Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações da Unidade Estadual do IBGE em Roraima. Conforme a pesquisa, em 2018, 84,1% das pessoas de 14 anos ou mais de idade realizaram alguma das atividades de afazeres domésticos em Roraima, seja no próprio domicílio, seja em domicílio de parente. Em comparação com 2017, quando a taxa de realização de afazeres foi de 79,3%, houve um acréscimo de 4,8 pontos percentuais.

HOMENS X MULHERES – No caso da participação por sexo, o IBGE aponta ainda que houve um aumento da taxa de realização de afazeres para os homens em Roraima mais que a taxa para as mulheres. Entre 2017 e 2018 houve um aumento de 7,4 pontos percentual para eles, enquanto o crescimento foi de 2,2 ponto percentual para elas.

Ainda assim se mantém a discrepância entre homens e mulheres, revelou o IBGE. “Assim, enquanto 78,1% dos homens em Roraima realizaram afazeres domésticos em 2018, a taxa de realização de afazeres era de 90,0% entre as mulheres, uma diferença de 11,9 pontos percentuais”, explica a pesquisa.

“Contudo, esta diferença já foi de 19,2 pontos percentuais em 2016, caindo para 17,1 pontos percentuais em 2017, o que indica uma tendência de redução nesta discrepância entre sexos no estado de Roraima”, revelou.

IBGE – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) investiga, além do trabalho para ocupação, as outras formas de trabalho definidas pela 19ª Conferência Internacional dos Estatísticos do Trabalho (CIET) promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2013. Dentre elas, estão os afazeres domésticos, o cuidado de pessoas, o trabalho voluntário e a produção para o próprio consumo. (P.C.)

Dados por região de afazeres domésticos (Fonte: IBGE)