Dezenas de mulheres realizaram, na manhã deste sábado (27), na zona rural de Boa Vista, uma manifestação para cobrar a previsão de assentamentos e moradias dignas para famílias de baixa renda na capital. O ato foi realizado próximo ao Campo Experimental do Centro de Difusão Tecnológica, palco da AgroBV Run.
O grupo exibiu faixas e cartazes para repudiar a gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB) e aos vereadores aliados Bruno Perez (MDB) e Tuti Lopes (Podemos) por falas contra associações que criam bairros sem infraestrutura básica.
Elas exigem conversar com as autoridades municipais para buscar um diálogo sobre o assunto. “Estamos manifestando ao senhor prefeito Arthur para que converse com a gente sobre assentamento social. Ele tem que ouvir a gente também”, declarou Glaize Rodrigues, líder do ato que reuniu associações que reivindicam moradias para famílias de baixa renda.
Procurada, a Prefeitura de Boa Vista enviou a seguinte nota:
“A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) esclarece que o protesto em questão foi realizado por pessoas que tentam ocupar irregularmente uma área na região do Bom Intento, após a ponte no final do bairro Pedra Pintada. Duas tentativas de invasão da área já foram desarticuladas por equipes da Prefeitura, de forma pacífica. Os manifestantes alegam ser donos da propriedade e tentam lotear de forma clandestina, sem parcelamento do solo e sem fornecer infraestrutura necessária, contrariando a legislação.
Sobre proporcionar moradia para pessoas de baixa renda, reforça que a Prefeitura já está atendendo a demanda com a doação de 19 áreas para o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em áreas dentro do perímetro urbano e com infraestrutura adequada e acesso a serviços públicos. Dentro da legalidade, a Prefeitura está fazendo um grande esforço para que as pessoas tenham dignidade na sua moradia”.