Cotidiano

Mulheres podem fazer teste rápido de gravidez nos postos

O município disponibiliza gratuitamente, desde junho do ano passado, o teste rápido de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista

Confirmar a gestação ainda no início é essencial para um pré-natal completo e eficiente, ainda mais neste momento em que o país vive o surto de Zika Vírus. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) reforça a importância das mulheres fazerem o exame assim que suspeitarem da gravidez. O município disponibiliza gratuitamente, desde junho do ano passado, o teste rápido de gravidez em todas as Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista.

“Para fazer o teste, a mulher não precisa passar por uma consulta, basta chegar em um posto de saúde e solicitar o exame, que pode ser feito dentro ou fora da unidade, respeitando o direito de autonomia e sigilo. O resultado sai em cerca de 15 minutos após a coleta da urina”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, Gabrielle Rodrigues.

A coordenadora destacou ainda que a detecção precoce da gestação possibilita que o pré-natal seja iniciado assim que a gravidez seja confirmada. Por meio do pré-natal, é possível identificar, por exemplo, casos suspeitos de microcefalia por infecção do Zika Vírus. Nos três primeiros meses de gestação são realizados os procedimentos mais importantes para acompanhar o desenvolvimento do feto.

Com a disponibilização do teste rápido de gravidez nos postos, a Secretaria Municipal de Saúde pretende aumentar a captação precoce das gestantes (antes de 12 semanas de gravidez) na capital, que em 2015 foi de 49.19%.

PRÉ-NATAL

Nos últimos quatro anos, o número de atendimentos de pré-natal na rede pública de saúde quase dobrou, subiu de 16.318 em 2012 para 30.145 em 2015. Na soma dos quatro anos, foram mais de 90 mil atendimentos realizados.

O maior aumento foi registrado de 2013 para 2014, quando foram feitas 9.208 consultas a mais. Entre os fatores que contribuíram para o crescimento Gabrielle Rodrigues, destacou a implantação do Programa Família Que Acolhe, um conjunto de ações integradas de saúde, educação e desenvolvimento social para a primeira infância, fase que vai da gestação até os seis anos de idade.

Entre as políticas do programa está o fortalecimento do pré-natal, por meio do encaminhamento das gestantes para o acompanhamento médico nas unidades básicas de saúde. O Ministério da Saúde preconiza que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas durante o pré-natal.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.