Cotidiano

Mulheres são homenageadas com comenda “Orgulho de Roraima”

O evento foi realizado na Assembleia Legislativa

Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher e refletir através de temas voltados ao empoderamento feminino e a importância do papel da mulher na sociedade, a Assembleia Legislativa de Roraima realizou hoje, 23, uma sessão em alusão a data, intitulada ‘Mulheres que inspiram”. 

Uma das escolhidas para ser homenageada é matriarca do estado, Caetana Lima de Castro. Pioneira no transporte interestadual, no auge dos seus 92 anos, ela conta com felicidade que através de muito trabalho e determinação, trouxe o gerador para sede de Caracaraí, foi a primeira vendedora de gás do estado, operou o primeiro raio x em Roraima, representou diversas organizações e viajou o Brasil inteiro trazendo informação e desenvolvimento para o povo roraimense. 
“Me sinto feliz, tenho muita história e estou viva para contar”, conta a matriarca sobre a sensação de ser homenageada. 

O deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos), foi quem escolheu Caetana e outras duas mulheres para serem homenageadas, entre elas a pioneira na Receita Federal de Roraima, dona Tercia e Cecy Brasil, presidente da Academia Roraimense de Letras.
“É um dia alegre, feliz. Para todos aqueles que tem a possibilidade do convívio de grandes mulheres, como eu tenho, a minha esposa, Ana Rafaela, a minha pequenina, Ana Gabriele, mas também mulheres de fibra, de garra, como a minha mãe, a dona Cícera e a dona Caetana, minha sogra, mulheres nas quais eu me inspiro.”, destaca Marcos ao falar das mulheres em sua vida. 


Caetana, Tercia e Cecy, com o Deputado Marcos Jorge após receberem suas devidas homenagens. (Foto: Nilzete Franco) 

Já Cecy Brasil, é pesquisadora, escritora, e conferencista sobre a história, lendas e costumes de Roraima. Ela foi coordenadora, executora e radialista, Assessora de Comunicação do Departamento de Cultura do Estado de Roraima, Diretora de Cultura da antiga FETEC (Fundação de Educação, Ciência e Turismo), Diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, instalado no Palácio da Cultura “Nenê Macaggi”, no Centro Cívico e é Presidente da Academia Roraimense de Letras. 

E por fim, Tercia Ferreira Eluan. Em sua trajetória, ela foi gerente do Banco da Amazônia, quando o estado ainda era chamado de Rio Branco, atuou na Mesa de Renda Alfandegária e acompanhou a transição do órgão para Delegacia da Receita Federal onde desempenhou a função de Técnica do Tesouro Nacional por 35 anos até se aposentar.


Petita Brasil, também estava presente prestigiando as amigas. (Foto: Nilzete Franco) 

As homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por meio de 53 Projetos de Decreto Legislativo de entrega das comendas aprovadas simbolicamente na sessão ordinária de terça-feira (21). Os deputados puderam designar até três mulheres, e as deputadas, até cinco.

O chefe do Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos), agradeceu a presença de todos e enfatizou as ações do Centro Humanitário de Apoio às Mulheres (Chame) que foram desenvolvidas desde o início de março.
“Recebemos hoje um grupo seleto de lideranças, de mulheres que se destacam nas mais diversas atividades no Estado e, naturalmente, todas têm muito a contribuir com esta Casa. Não vamos limitar essas ações só ao mês de março, mas perdurar durante todo o ano. Tem sido assim na nossa gestão, com apoio dos colegas deputados, dar ênfase, valorização e respeito às mulheres”, frisou.

Exposição fotográfica
Segue até o fim do mês a 2ª edição da mostra fotográfica “Mulheres que Inspiram”, que enaltece a autoestima das parlamentares e colaboradoras que atuam na Assembleia Legislativa de Roraima.

A exposição é aberta à população, que pode conferir de segunda a sexta-feira, durante todo o dia, no hall do órgão Legislativo. A apresentação conta com fotografias de 48 mulheres, com frases de coragem, amor, fé e lições vivenciadas por elas.

Por: Isabella Castro