Boa Vista agora conta com o Serviço de Acolhimento Institucional de Longa Permanência para Idosos em vulnerabilidade social. O serviço oferece um abrigo, que foi inaugurado nesta quarta-feira (1°).
O serviço busca garantir a proteção social de idosos, conforme a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994), a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS n° 8.742/93) e o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/03). Isso porque, segundo o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, o local servirá aos idosos que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade, principalmente nos casos daqueles onde já não há possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
“A gente tá iniciando hoje uma política pública de proteção para o idoso, que é o abrigo. É uma casa que não é aberta para qualquer pessoa. A intenção aqui é trazer aqueles idosos que sofrem algum tipo de negligência, algum tipo de violência, tem alguma dificuldade em estabelecimento de vínculos afetivos com a família, que não tem família”, explicou Arthur.
A criação do serviço de acolhimento foi embasado em um estudo do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). Com a inauguração da casa, o serviço terá capacidade para atender 10 idosos encaminhados por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do MPRR a partir da próxima segunda-feira (06).
A demanda, de acordo com o prefeito, é grande, mas o projeto deve ser ampliado futuramente com a criação de mais um abrigo municipal. O local do abrigo não será informado para garantir a segurança dos beneficiados pelo serviço.
Abrigo municipal de idosos
Conforme a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, o abrigo municipal vai oferecer as necessidades básicas como vestuário, calçado, lazer, cama, mesa e banho, alimentação saudável, além de promover bem-estar físico, mental e social. O atendimento de 24h dos idosos contará com equipe multidisciplinar com mais de 40 profissionais.
“Essa é uma conquista para Boa Vista, porque nós temos idosos que precisam de acolhimento e do cuidado de uma equipe multidisciplinar. Nós temos aqui hoje os servidores: psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cozinheira, assistente de cozinha, pessoal da limpeza; e todos com o mesmo olhar de cuidado e de carinho por cada idoso que vai ser acolhido dentro dessa casa”, apontou a secretária.