Na tarde desta quarta-feira, 21, representantes da Patrulha da Chuva se reuniram para definir o plano de ações para o período de inverno, que envolve as secretarias municipais de Obras e Urbanismo, Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas, Gestão Social e Segurança Urbana e Trânsito.
Foi definido um novo mapeamento dos pontos críticos onde há riscos de alagamentos, para evitar maiores transtornos à população. A partir de então, se iniciam os trabalhos de limpeza, drenagem e pavimentação de ruas e avenidas, evitando o acúmulo de água, além da eliminação de detritos em igarapés, valas, córregos e bueiros e também é prevista construção de redes coletoras de água.
A operação já visitou alguns bairros onde há grandes riscos de alagações, como Buritis, Caimbé, Tancredo Neves, Santa Teresa, Jardim Primavera, Nova Canaã, Silvio Leite, Alvorada, Pintolândia, Santa Luzia, Senador Hélio Campos e também o Conjunto Cidadão.
Dentro deste plano, a prefeitura finalizou no início deste ano o asfaltamento da rua Edmundo Sales, no bairro Buritis. A obra consistiu também na implantação de uma rede de drenagem para escoamento de águas da chuva em uma antiga vala existente no local.
A área era considerada crítica de alagamento, e no período de inverno as casas próximas eram invadidas pela água devido à dificuldade de escoamento, além de registrar diversos acidentes de trânsito. Também foram instalados 244 tubos de concreto e nove bocas de lobo na extensão de 112 metros.
A população também pode colaborar com os trabalhos da Patrulha da Chuva, evitando jogar lixos nas ruas, bueiros, valas e igarapés.
“Hoje há muitos que jogam cadeiras, mesas, colchões em igarapés, que acaba criando uma represa. Isso causa prejuízos principalmente a ribeirinhos, dificultando uma ação mais emergente da prefeitura. Por isso, pedimos à sociedade para que não jogue lixo em lugares inadequados, pois se alguém for pego, o caso será encaminhado ao Ministério Público”.
Em caso de enchentes, a Prefeitura já dispõe de uma grande estrutura para garantir o bem-estar das famílias atingidas, incluindo locais para abrigo, cobertores, colchões, cestas básicas e também veículos e equipamentos para traslados.
Fonte: Ascom-PMBV
Cotidiano