Nesta sexta-feira, 29, foi iniciada a segunda fase de distribuição de vacinas para a aplicação da segunda dose nos municípios de Roraima. A informação foi repassada por meio da Sesau (Secretaria de Saúde).
O município de Boa Vista recebeu 8.694 vacinas, sendo 6.694 CoronaVac e 2.000 AstraZeneca. Uiramutã recebeu 70 doses da vacina contra COVID-19. De acordo com a gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações), Alice Dantas, a capital recebeu o quantitativo para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac e para a aplicação da primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca.
“Após uma avaliação técnica, percebemos que ainda há vacinas no estoque de alguns municípios, por isso, hoje foi entregue este quantitativo para que seja dada continuidade ao trabalho de vacinação do grupo prioritário, que são idosos institucionalizados, indígenas aldeados e profissionais de saúde, seguindo o Plano Nacional de Imunização”, esclareceu.
Conforme Alice, o município de Uiramutã recebeu também outras vacinas. “Foram repassadas outras vacinas para que o município de Uiramutã possa garantir a atualização do cartão de vacina do maior número de pessoas. E graças ao apoio logístico das Forças Armadas, também foram entregues as vacinas de rotina daquele município”, complementou.
Outros municípios receberão as vacinas dia 2 de fevereiro
Segundo o cronograma enviado às secretarias municipais, os próximos repasses serão realizados na terça-feira, 2 de fevereiro. Serão contemplados os municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Pacaraima, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Iracema.
A entrega da segunda dose nos DSEIs (Distritos Sanitários Indígenas) Leste e Yanomami, continuam sendo feitas conforme programação própria. “O Nepni está repassando as vacinas conforme as estimativas populacionais de cada município e distrito indígena e está seguindo integralmente o Plano Nacional”, reforçou.
Roraima é o Estado com mais pessoas vacinadas
Roraima já recebeu 95.920 vacinas ao todo, sendo 91.920 da Coronavac e 4.000 da Oxford/AstraZeneca. Até agora, já foram vacinadas 9.037 pessoas contra a COVID-19. Com isso, Roraima é o Estado brasileiro que mais vacinou até o momento, com percentual de 1,25% de imunização.
“Até agora, Roraima é o Estado que mais vacinou, proporcionalmente, contra a COVID-19 em todo o Brasil e está em primeiro lugar no ranking nacional de vacinação, como mostra o consórcio de imprensa G1/O Globo/Extra/Estadão/Folha de São Paulo/Uol. Esse resultado nos deixa otimistas e confiantes em continuar com o planejamento”, detalhou.