Municípios de Roraima podem registrar 42°C durante onda de calor em setembro

Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e São Luiz serão os municípios de Roraima mais afetados pela onda de calor que acontecerá no Brasil inteiro

hidratacao
A onda de calor deve elevar em 5ºC a média de temperatura no país (Créditos: iStock)

Neste mês, os roraimenses irão sentir um calor acima da média em razão da onda de calor que irá afetar o país inteiro. Conforme as previsões meteorológicas, setembro será marcado por altas temperaturas e algumas cidades do país irão registrar recorde de calor.

Para esta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial a partir das 12h desta terça-feira, até às 18h de quinta-feira devido ao calor. Essa situção deve elevar em 5ºC a média de temperatura no país. A onda de calor irá afetar, principalmente, as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Conforme a Climatempo, o tempo é mais seco no centro-sul da região Norte, com aumento das temperaturas e calor intenso. Já em Roraima há mais umidade, resultando em um clima abafado. Além disso, estão previstas para o estado precipitações entre 30 e 50 milímetros, que são abaixo da média histórica.

Previsão do tempo

Os municípios ao Sul de Roraima serão os mais afetados pela onda de calor. Para os próximos 15 dias, segundo a previsão da Climatempo, a temperatura pode chegar a 42°C em Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e São Luiz.

A Climatempo prevê que o ponto máximo da onda de calor será na segunda e início da terceira semana do mês, entre os dias 8 a 16 de setembro. Neste período, os municípios irão registrar até 20% de chance de chuva. Em alguns dias haverá pancadas, mas não choverá na maior parte do mês.

Leia a Folha Impressa de hoje