inmet

Municípios do interior de RR terão chuva abaixo da média para março; confira a lista

Estado tem enfrentado uma forte estiagem, agravada pelo fenômeno climático El Niño com aumento no número de focos de incêndio no estado e diminuído o nível dos rios

Forte seca que castiga o Estado pode ser sentida nos imensos bancos de areia no Rio Branco (Foto: Rodrigo Sales)
Forte seca que castiga o Estado pode ser sentida nos imensos bancos de areia no Rio Branco (Foto: Rodrigo Sales)

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de março indica tendência de chuva abaixo da média em grande parte de Roraima. Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (26).

Entre os municípios com chuva abaixo da média, foram incluídos Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí, Iracema, a maior parte de Alto Alegre e parte de Cantá. Nos outros municípios, a chuva ficará dentro ou acima da média.

Desde o início do período seco em Roraima, o estado tem enfrentado uma forte estiagem, agravada pelo fenômeno climático El Niño com aumento no número de focos de incêndio no estado e diminuído o nível dos rios. No último sábado, o governador Antonio Denarium (Progressistas) assinou decreto de situação de emergência no último sábado (24), para nove municípios: Alto Alegre, Amajari, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã.

Nessa segunda-feira (26), o nível do rio Branco em Boa Vista atingiu – 0,14 metros. Com a crise hídrica em Roraima, a produção de água potável nos 94 poços artesianos de Boa Vista reduziu em 20%, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

O Governo de Roraima informou que implementou pontos de distribuição de água potável em vários municípios, incluindo São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí, Cantá, Bonfim, Pacaraima, Alto Alegre, Amajari e Caroebe. Esses pontos visam fornecer água para a Defesa Civil e prefeituras atenderem as comunidades afetadas pela seca. Cidades como Pacaraima e Uiramutã já enfrentam desabastecimento.

Brasil

O Inmet prevê que o mês de março deve ter chuva abaixo da média em grande parte das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Já em áreas do Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a previsão indica total de chuva dentro ou ligeiramente acima da média.