O domingo em alusão ao Dia das Mães, 8, foi marcado por transtornos nos municípios do Sul de Roraima. Moradores de São João da Baliza, Caracaraí e Rorainópolis denunciaram à Folha web sobre a falta de energia que durou 15 horas.
Segundo os moradores, o serviço foi suspenso às 9h e só retornou à meia-noite. “Fiquei sem energia, sem água, sem comunicação. Sempre é assim e nem sequer recebemos um aviso antes, pois poderíamos ter estocado água para realizar os serviços diários”, disse uma moradora de São João da Baliza.
Outro morador, que preferiu não se identificar, contou que o Município de Rorainópolis também foi atingido pelo apagão. “Passamos todo o dia sem energia. Eu estive em uma sorveteria e presenciei quase trinta baldes de sorvetes todos derretidos, esse é um dos prejuízos que a falta do serviço ocasiona.”
Dilcélia dos Santos, moradora de Caracaraí há quase 30 anos enfrentou o mesmo problema durante o domingo. “A situação é um descaso e uma falta de respeito com todos os moradores da cidade. Infelizmente esses apagões são comuns no nosso município. Pedimos uma resposta do governo.”
GOVERNO DE RORAIMA
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que o abastecimento nos municípios de São João da Baliza, Rorainópolis e Caracaraí, já foi normalizado e que a interrupção no fornecimento foi devido à queda de energia na região.
E sobre o fornecimento de energia, o Governo de Roraima disse que “o desligamento ocorreu devido à queda de uma árvore na rede logo após o município de Iracema, ocasionando o rompimento de cabo e consequentemente atingiu os municípios de Cacaracaí, Rorainópolis, São Luiz e São João da Baliza. Ao ser acionada pela manhã, a equipe operacional da Companhia Energética de Roraima (Cerr) foi a campo para buscar uma solução para o desabastecimento de energia na região, mas a forte chuva impediu o andamento do serviço, que foi retomado à tarde. Em função da dificuldade da situação, foi adotado tecnicamente o isolamento do trecho da linha de 69 KV e teste de energização, sendo encontrado na terceira tentativa o defeito na rede, quando foi solucionado o sistema”.