RESUMO FOLHABV

Municípios em estado de emergência, acidentes fatais e manifestação à Bolsonaro marcam final de semana

Confira o resumo dos acontecimentos em Boa Vista, Roraima e Brasil

Estiagem e queimadas atingem o Norte de Roraima. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Estiagem e queimadas atingem o Norte de Roraima. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em um final de semana quente, o decreto de estado de emergência para nove municípios de Roraima, acidentes fatais e a participação de parlamentares do estado em manifestação à Bolsonaro foram os acontecimentos que marcaram esse sábado e domingo. Confira o resumo da FolhaBV!

No dia 24, o governo de Roraima decretou estado de emergência aos municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã. A ordem de calamidade se deu em razão do agravamento da estiagem, que tem causado severas queimadas na região Norte do estado.

De acordo com o governador Antonio Denarium, o governo deve fazer as ações necessárias para garantir apoio à população, como a autorização da contratação de brigadistas e de máquinas e equipamentos para perfuração de bebedouros e poços artesianos. Até a última sexta-feira (23), a contratação de brigadistas não havia sido realizada para não infringir Lei de Responsabilidade Fiscal.

Acidentes fatais

Ainda no sábado, uma colisão entre veículos deixou uma pessoa morta e outra ferida no km 208 da BR 174. De acordo com relatos, o condutor de uma mobilete seguia pela rodovia, sentido Rorainópolis, quando ouviu um barulho e, em seguida, foi atingido por uma motocicleta. O homem percebeu depois que, possivelmente, um carro teria atingido a traseira da motocicleta que o atingiu.

O condutor da motocicleta, F.S.F, de 63 anos, foi encontrado sem sinais vitais. Já E. F. S., de 59 anos, condutor da mobilete, foi encaminhado ao Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto.

Na manhã de domingo (25), Manuel Araújo Terminelle, de 38 anos, morreu em um acidente com uma motocicleta Bis na vila Polo São Silvestre, localizada a 25 km de Boa Vista. Terminelle conduzia o veículo sem capacete e teria perdido o controle na estrada de chão.

Ao cair, a vítima bateu com a cabeça, sofrendo traumatismo craniano e não resistindo ao ferimento. Segundo testemunhas, Manuel saiu da casa de amigos com várias latinhas de cerveja no baú da moto.

Manifestação à Bolsonaro

Em uma manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida na tarde de ontem, dois parlamentares de Roraima marcaram presença na Avenida Paulista, em São Paulo. Nas redes sociais, o senador Hiran Gonçalves (Progressistas) expressou sua satisfação em participar do evento, assim como o deputado federal Nicoletti (União Brasil).

O ato foi convocado em meio ao avanço das investigações da Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano de golpe de Estado depois das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante o discurso, Bolsonaro negou que tenha tentado dar um golpe de Estado e disse que agiu dentro dos limites da Constituição.