Cotidiano

Municípios recebem equipamentos para combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeituras receberão 28 motocicletas, 46 bombas costais e 300 kits, após parceria com o Governo

Em solenidade realizada na manhã de hoje, 17, no Palácio Senador Hélio Campos, ocorreu a entrega de equipamentos que serão utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, para os municípios de Roraima.

Foram distribuídos 28 motocicletas, 46 bombas costais e 300 kits para serem usados nas ações contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, após uma parceria entre as prefeituras e o Governo do Estado. Conforme o Governo, os equipamentos foram adquiridos em caráter emergencial.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, César Penna, cada município receberá duas motocicleta e mais seis funcionarão em sistema de rodízio. “Além dos veículos que serão entregues hoje, ainda temos seis motocicletas que vão ser de forma itinerante, ou seja, o município que apresentar um aumento do número de casos, a gente vai dispor essa seis motocicletas para aquele município. No momento que ele reduzir os casos e outro município aumentar, eles vão fazer o rodízio. Essas seis vão ser distribuídos primeiramente em Rorainópolis e Pacaraima”, relatou o secretário.

Para o prefeito de Alto Alegre, José de Arimatéia da Silva, a parceria é de grande importância para o município. “Hoje nós estamos passando por uma crise financeira muito grande, inclusive, sem boas condições de exercer as limpezas nas ruas, por isso a importância dessa parceria. Essa questão do combate ao mosquito tem que ser uma luta conjunta, tanto o Governo como com a população”, informou.

A governadora Suely Campos reforçou que é importante que aquisição dos novos equipamentos seja feita antes da chegada do inverno. “É um trabalho continuo que nós temos que fazer, principalmente a dois meses do inverno. Com a chegada das águas, pode potencializar o mosquito, então estamos agora equipados de uma forma mais forte para esse combate”, concluiu.

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 18.