Um mutirão para emissão de Registro Civil (RG) será realizado na área indígena Raposa Serra do Sol pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC) da Polícia Civil. A emissão das carteiras de identidade, teve início na segunda-feira, (21) e segue até sábado (26).
O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado e de acordo com o diretor do IIOC, Hênio Stânio de Andrade, essas ações possibilitam que os cidadãos que estão mais distantes da capital e sedes de municípios, tenham acesso aos seus documentos.
“Possibilitamos que as pessoas que vivem nas comunidades indígenas, nos mais difíceis acessos, possam tirar seu RG, garantindo assim seu registro civil sem precisar ter que se deslocar até um posto de atendimento, seja na capital ou nas sedes dos municípios do Estado”, disse o diretor.
BONFIM
A emissão de documentos também será realizada no município de Bonfim, entre os dias 23 e 25 de março. O RG poderá ser expedido na sede do município, na Escola Municipal Oscar Fernandes da Costa.
DOCUMENTOS
Seja nas ações itinerantes ou na sede do IIOC e nos postos avançados, somente a primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. Os documentos necessários para solicitar o documento são: Certidão de Nascimento original e a cópia para quem é solteiro ou de Casamento (original e cópia), aos casados. Além disso, deve-se apresentar também o comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.
Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz: clicar no banner escrito “Dare Avulso” e preencher seus dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública, depois selecione Cédula de Identidade Segunda via e confirmar.
O valor da taxa é de R$ 54,93. Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante juntamente com os documentos citados acima, no momento em que for solicitar a segunda via.