Mutirão de reconhecimento de paternidade contará com exames de DNA

Inscrições para o mutirão vão até 9 de agosto. Atendimentos serão presenciais, online e no sistema prisional.

Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link (Ascom/DPE)
Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link (Ascom/DPE)

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realizará a campanha “Meu Pai Tem Nome”, oferecendo exames de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade ou maternidade para quem não pode arcar com os custos. O mutirão acontecerá entre os dias 14 e 17 de agosto, com atendimentos presenciais e online, além do sistema prisional. As inscrições terminam nesta sexta-feira (9).

Interessados podem agendar atendimento ou tirar dúvidas pelo telefone (95) 98108-0700 ou pelo formulário online aqui.

O cronograma de atendimentos é o seguinte:

  • 14 de agosto: Comarcas do interior.
  • 15 de agosto: Formato online para casos interestaduais.
  • 16 de agosto: Sistema prisional.
  • 17 de agosto: Dia D em Boa Vista, com procedimentos da campanha e outros serviços, como mediação e conciliação, reconhecimento de filiação e educação em direitos.

Para o atendimento no sistema prisional, Dellyane Torres, psicóloga da Câmara de Conciliação da DPE-RR, explica que o processo começa com um contato inicial com a mãe da criança para verificar o interesse no reconhecimento de paternidade. “Coletamos todas as informações e já deixamos a petição inicial pronta”, disse.

No dia do atendimento, uma equipe da Câmara de Conciliação estará na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) para realizar uma videochamada entre o reeducando e a mãe, que estará na unidade da DPE-RR, verificando se o pai está de acordo com o reconhecimento. A ação é realizada em parceria com a direção da unidade prisional, garantindo que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente.