O Mutirão de Saúde que está sendo realizado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 26, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A expectativa da Sesau é atender cerca de 2.100 reeducando daquela unidade.
Conforme Erivan França, a ação ocorre de forma organizada, garantindo assim segurança e maior atenção às demandas dos apenados da Pamc.
“A intenção da Secretaria com essa ação é prestar um atendimento mais humanizado, com mais cautela, identificando as necessidades e possibilitando uma avaliação mais detalhada do estado de saúde desses pacientes”, destacou.
Na ocasião, eles estão tendo acesso a vários tipos de serviços, como consultas médicas, fornecimento de medicação e vacinação. A ação conta ainda com o apoio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e do MPRR (Ministério Público de Roraima).
“A presença do Ministério Público é para que eles possam ver que as ações estão ocorrendo, visto também que houve uma pactuação com as secretarias envolvidas. É válido destacar também que a intenção é tornar esse mutirão uma atividade mais presente, tanto que a nossa pretensão e realizá-lo a cada três meses”, ressaltou.
Até quinta-feira, 20, mais de 1.400 atendimentos foram realizados; sendo 883 na área clínica geral, 318 para a infectologia e 251 na especialidade de dermatologia.
Seis detentos precisaram de encaminhamento para o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) para atendimento especializado.
“A importância dessa ação é justamente dar um tratamento decente e humanizado, pois sabemos que as carências dessas pessoas são bastante grandes”, salientou o coordenador da Saúde Itinerante, Tony Pinheiro.