OPORTUNIDADE

Mutirão vai ofertar serviços para PcDs, autistas e pessoas com doenças raras em Boa Vista

Ação promovida pela Defensoria Pública acontece no dia 26 de abril, das 9h às 17h, com emissão de documentos, atendimentos jurídicos e orientações sobre benefícios sociais

População terá acesso à emissão de documentos, orientação jurídica e muito mais. (Foto: ASCOM/DPE-RR)
População terá acesso à emissão de documentos, orientação jurídica e muito mais. (Foto: ASCOM/DPE-RR)

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza no dia 26 de abril, das 9h às 17h, a segunda edição do Mutirão da Inclusão, no prédio cível da instituição, localizado na avenida Sebastião Diniz, 1165, no Centro de Boa Vista. A ação é voltada a pessoas com deficiência (PcDs), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes, doenças raras e outros transtornos.

O mutirão faz parte da programação do mês de conscientização do autismo e contará com a participação de diversos órgãos parceiros, como a Defensoria Pública da União (DPU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto de Identificação, Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Boa Vista e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante o evento, o público terá acesso a emissão de documentos, orientações jurídicas, cadastramento no CadÚnico, solicitação de benefícios sociais, emissão de credenciais de estacionamento prioritário e informações sobre linhas de crédito assistivas. Também haverá recreação infantil com acompanhamento profissional, garantindo acolhimento para as crianças enquanto os responsáveis recebem atendimento.

Mutirão terá como foco serviços para PcDs, autistas e pessoas com doenças raras
Defenoria Pública do Estado de Roraima. (Foto: ASCOM/DPE-RR)

Entre os serviços oferecidos, destacam-se:

  • Emissão de RG: O Instituto de Identificação estará presente para emitir carteiras de identidade. É necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento (original e cópia). Estrangeiros devem levar certificado de naturalização.
  • Carteira CIPTEA: A Setrabes, por meio do CIAPD, emitirá a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA. Para isso, é exigido RG, CPF, laudo médico com CID, comprovante de residência, tipo sanguíneo, ficha de cadastro preenchida e foto 3×4.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): O INSS fará atendimentos para solicitação do benefício. Em caso de negativa, a DPU estará disponível para orientações jurídicas.
  • Energia Azul: A Roraima Energia fará cadastro para o programa que oferece desconto de até 65% na conta de luz de famílias com pessoas com TEA. É necessário apresentar comprovante de renda e documentos do titular da conta.
  • Crédito PcD: A Caixa Econômica Federal levará informações sobre a linha de crédito para aquisição de produtos e tecnologias assistivas.

A Prefeitura de Boa Vista, por meio do CRAS, também estará presente realizando cadastros e atualizações no CadÚnico, essencial para o acesso a programas sociais.

Quem tiver interesse em participar pode se inscrever previamente pelo link https://forms.gle/QiDU3A7i7CCg3FwS8 ou solicitar o formulário via WhatsApp, pelo número (95) 99116-5779.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.