Os alunos da Escola Estadual Indígena Manoel Anisio da Silva, localizada no município de Pacaraima, no bairro Terra Indigena São Marcos, estão tendo aulas improvisadas por voluntários da comunidade devido à falta de professores desde o dia 6 de março.
Segundo o tuxaua da comunidade indígena Caranguejo, Adrisnel da Silva, a situação é revoltante pois se trata de um atraso na educação não só das crianças, mas da comunidade em geral.
“Que a Secretária de Educação juntamente com o Governo do Estado procurem agilizar o mais rápido possível essa situação, pois se trata de uma necessidade dos alunos. Tanto nós quanto os alunos estamos perdendo”, declarou.
Ele e demais voluntários da comunidade se reuniram para dar aulas para as crianças matriculadas na escola, na intenção de amenizar o prejuízo educacional enfrentado no local.
Confira o vídeo feito por Adrisnel da Silva durante aula com seis alunos indígenas da comunidade
A reportagem entrou em contato com a Secretária de Estado de Educação e Desporto (Seed) que informou que o Governo de Roraima assinou a convocação de 117 docentes aprovados no concurso público específico e diferenciado para professores indígenas para aturarem ainda neste ano letivo de 2023.
Completou que o próximo passo é apresentar o calendário de entrega de documentação exigida para aptidão ao termo de posse. Relatou que até o momento, já foram empossados 659 docentes e se todos esses novos convocados tomarem posse, serão 776 novos professores efetivos atuando na rede estadual de ensino.
Além disso, relatou em nota que a fim de atender toda a demanda da educação escolar indígena, o Governo de Roraima também lançou o edital de inscrição ao processo seletivo para contratação de professores indígenas com a oferta de 640 vagas. A entrega de documentação acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de maio no auditório da Seed das 7h30 às 17h.