RIBAMAR ROCHA
Editorai de Cidade
Desde a Primavera Árabe, em 2011, tem se presenciado uma série de conflitos em várias partes do mundo e crises em muitos países. O impacto das economias emergentes nos assuntos internacionais.
A chegada dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) modificou o mapa da ordem mundial e as estratégias para projetar poder hegemônico e mais recentemente a guerra ao terror no Estado Islâmico.
Mas porque essas coisas acontecem? É para falar sobre esses questionamentos que o cientista político Paulo Gilberto Fagundes Visentini, e a professora Analucia Danilevicz Pereira, ambos professores de Relações Internacionais e Ciências Políticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vão ministrar palestra sobre “Os novos conflitos, os Brics e as ameaças à ordem mundial” evento que acontece na tarde desta quinta-feira, a partir das 15h, no auditório do Necar (Núcleo de estudos Comparados da Amazônia e do Caribe) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A entrada é franca e é aberto a toda comunidade.
Em entrevista a Folha, Paulo Visentini disse que os participantes da palestra vão poder acompanhar e debater sobre as grandes mudanças que acontecem no mundo atual.
“Estamos vivendo uma situação internacional marcada pelas ameaças e instabilidade e as pessoas leigas ver as notícias na mídia e não tem ideia do que está acontecendo com o mundo. Se está evoluindo ou indo para trás e o nosso debate é para tentar explicar esses conflitos e os perigos que eles trazem num contesto de uma transformação da ordem mundial, com ascensão de novos países como a China, por exemplo, que deve se tornar a primeira economia do mundo e o declino de Europa e Estados Unidos e como esses países vão se portar futuramente”, frisou.
Temas como a crise na Ucrânia e toda a situação que se criou em relação a Rússia, os embargos da Europa e dos Estados Unidos, além dessa ascensão do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, em especial do Iraque, também serão abordados.
“Se não se consegue explicar a razão da série de conflitos e tensões que acontecem não só na Síria, mas na África, Coreia e em outras regiões, por isso vamos traçar um grande mapa do mundo e explicar as causas e os fatores para que as pessoas tenham uma ideia para onde é que vai isso nos próximos anos e as dificuldades que o mundo esta passando e os perigos que estamos vivendo”, frisou.
A palestra vai apresentar temas econômicos importantes, como o surgimento do Brics e a reunião em Fortaleza-CE. “O Brics não só mostra um poder de força, mas criaram um banco de investimentos para evitar crises monetárias e isso tem chama a tenção do mundo”, frisou.
PARCERIA
Os professores Paulo Gilberto Fagundes Visentini e Analucia Danilevicz Pereira, estão em Roraima através de parceria entre a UFRR e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o doutorado em Ciências Políticas e ontem foi realizada primeira defesa de tese do doutorando juiz Rodrigo Cardoso Furlan, com projeto “As transferências eleitorais em Roraima e a probabilidade de interferência nas eleições municipais de 2004, 2008 e 2012”, que foi coordenada e orientada pelo professor Haroldo Amoras. (R.R)