Cotidiano

No Brasil, internet melhora um pouco, mas perde para Uruguai e Venezuela

A liderança mundial continua com a Coreia do Sul

O Brasil fechou 2014 com uma velocidade média de Internet de 3,0 Mbps, de acordo com o mais novo volume do estudo trimestral State of the Internet, da Akamai.
Apesar de representar um crescimento de 1,6% em relação ao trimestre anterior de 2014 e de 11% em relação ao Q4 de 2014, o número (3,0 Mbps) deixou o país apenas na 89ª colocação do ranking mundial – uma posição acima do registrado no terceiro trimestre do ano passado.
O Uruguai, por exemplo, registrou quase o dobro da nossa velocidade média de conexão, com 5,9 Mbps, o que permitiu aos nossos vizinhos ficarem com o melhor lugar na América Latina e a 50ª posição no ranking mundial. O pior da região foi a Bolívia, com média de 1,2 Mbps, que lhe rendeu a 136ª colocação.
A liderança mundial continuou com a Coreia do Sul, com uma impressionante velocidade média de 22,2 Mbps, apesar da queda de 12% no período, aponta o estudo.
No comparativo ano a ano, 132 dos países/regiões qualificados para o ranking apresentaram aumento de velocidade média de conexão, variando de 0,3% no Marrocos (2,4 Mbps) a 146% em Congo (1,3 Mbps).
Picos de conexão
Já quando o assunto são os picos de conexão, o Brasil alcançou 21,9 Mbps no trimestre, aumento de 7,2% em relação a 2013, que rendeu um salto de cinco posições para a 84ª colocação no ranking global de picos de conexão.
O Uruguai também alcançou a liderança na America Latina neste quesito, com 63,3 Mbps, ficando com a 7ª posição no ranking – à frente até mesmo dos EUA, que ficaram com 49,4 Mbps. O Paraguai ficou em último na região, com 10,1 Mbps de pico e a 132ª colocação.
Mobile
Já no mobile, o Brasil se saiu pior ainda, com uma velocidade média de 1,8 Mbps, ficando bem atrás da Venezuela, que registrou média de 6,3 Mbps. O Reino Unido registrou a melhor velocidade média, com 16 Mbps.
A situação não muda muito no que diz respeito à média de picos de conexão em aparelhos móveis. O Brasil teve 14 Mbps, bem atrás dos 28,3 Mbps da Venezuela, melhor resultado da América do Sul – mas o dobro da Argentina, em último lugar na região, com 7,5 Mbps. A liderança nesse quesito ficou Cingapura, com 157,3 Mbps.
O levantamento leva em conta um total de 142 países/regiões do mundo todo.
Fonte: Terra