Cotidiano

Normandia recebe nesta quinta o projeto MPF na Comunidade

A iniciativa é voltada para associações de bairros, lideranças comunitárias, conselheiros da saúde e educação, lideranças indígenas, gestores de educação, professores e à população (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF-RR) realiza nesta quinta-feira, 25 de setembro, no município de Normandia, a sexta e última edição de 2014 do projeto MPF na Comunidade.
A população irá receber orientações sobre as áreas de atuação da instituição, além de permitir que o órgão conheça de perto as demandas locais e possa acelerar a solução de conflitos.
O evento acontecerá na Secretaria Municipal de Promoção Humana e Ação Social, localizada na sede do município.
A abertura está marcada para as 9h30 com apresentação do coral Canto de Criança. O procurador da República Gustavo Kenner Alcântara e outras autoridades convidadas devem participar.
O atendimento à população ocorrerá no mesmo local, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.
A iniciativa é voltada para associações de bairros, lideranças comunitárias, conselheiros da saúde e educação, lideranças indígenas, gestores de educação, professores e à população em geral que queira denunciar problemas nas áreas de atuação do órgão ministerial – educação, saúde, meio ambiente, patrimônio público, defesa do consumidor, dos índios e minorias, dentre outros.
Projeto Turminha do MPF
No município de Normandia, também será apresentado aos estudantes e professores da Escola Municipal Castro Alves outro projeto desenvolvido pelo Ministério Público Federal: a Turminha do MPF. A abordagem está focada em aspectos da cidadania e em direitos protegidos pelo MPF.
O Gibi da Turminha do MPF é uma revista em quadrinhos contendo quatro aventuras de personagens em situações divertidas que trazem respostas a vários questionamentos sobre cidadania, além de explicar melhor o trabalho do MPF.
Os professores recebem um roteiro pedagógico para poderem trabalhar o gibi com os alunos.
Outras edições
O MPF na Comunidade foi lançado no município de Pacaraima em 2013 e realizado ainda, no mesmo ano, nos municípios de Bonfim e Uiramutã.
Nas três edições do projeto, após as denúncias da população, foram instaurados procedimentos investigatórios para apurar possíveis ilegalidades e sanar irregularidades relatadas. Em 2014, o projeto já foi desenvolvido em Boa Vista e Rorainópolis.
O projeto tem por objetivo aproximar a instituição dos cidadãos dos municípios de Roraima, com a realização de atividades voltadas à conscientização e à educação.
O Ministério Público pretende também conhecer e presenciar os principais problemas e demandas do município, para que possa contribuir com a solução de conflitos.