Em resposta à coluna do jornalista Jessé Souza, publicada pela Folha de BV Web, em 19/09/2024, sentimos a obrigação de esclarecer à população de Roraima, apresentando informações corretas sobre o sistema elétrico do estado, a fim de evitar que relatos incorretos e infundados sejam tomados como verdade.
Primeiramente, é importante lembrar que até março de 2019, Roraima era suprida pelo sistema venezuelano e enfrentava mais de 80 blecautes por ano, resultado de falhas no linhão de Guri e seus sistemas associados. Com o desligamento dessa linha e a ausência de outra alternativa, o Estado passou a ser atendido exclusivamente pela geração local, que garantiu o fornecimento de energia de forma contínua e reduziu drasticamente o número de interrupções em comparação ao período anterior.
Para aprimorar o suprimento energético à Roraima, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou o Leilão de Suprimento aos Sistemas Isolados nº 03/2021, com o objetivo de contratar empresas de geração de energia, com matriz energética diversificada, para atender ao Estado. Atualmente, essas empresas geram toda a energia consumida em Roraima.
Importante entender que, como o sistema passou a ser atendido por vários empreendimentos de geração, de diversos agentes, quem realiza todo o planejamento, a coordenação da operação dos mesmos, a entrega da energia ao sistema de distribuição da Roraima Energia, bem como as análises dos eventos ocorridos, é o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), assim como ocorre em todo o Brasil.
É importante destacar que a contratação e a execução de manutenções, bem como qualquer questão relacionada a essas empresas, são de responsabilidade das próprias geradoras.
Conforme já esclarecido pelo ONS, os blecautes ocorridos recentemente foram causados por falhas na geração de energia, não estando relacionados às manutenções programadas realizadas pela Roraima Energia nas redes de distribuição. Portanto, é infundada a informação de que a Roraima Energia contratou uma empresa da Bahia para realizar manutenções em seu nome. As “Manutenções Programadas” realizadas pela distribuidora dizem respeito a melhorias na rede de distribuição, e todas essas atividades são devidamente divulgadas previamente no site www.roraimaenergia.com.br e, inclusive, pela Rádio Folha BV.
Quanto aos eventos ocorridos no município de Amajari, que também é atendido por empreendimento de geração de um agente vencedor de Leilão realizado pela ANEEL, informamos que a Roraima Energia, cliente deste fornecedor, já notificou o mesmo pelas falhas ocorridas nos últimos meses e também já encaminhou à ANEEL informações sobre os eventos para que seja realizada fiscalização pela agência, tendo como objetivo melhorar o fornecimento.
Quanto ao sul do Estado, conforme informações também já repassadas à Folha de Boa Vista dias antes da publicação desta referida coluna, a Roraima Energia já vem realizado investimentos na rede que atende a região do Jundiá e instalou reguladores de tensão recentemente para corrigir os problemas ocorridos naquela região. Adicionalmente continuamos monitorando e tomando ações para a melhoria do fornecimento à região.
Por fim, como sempre nos manifestamos em notas anteriores sobre o assunto, entendemos fundamental que a obra do linhão Manaus – Boa Vista seja concluída, para melhorar a confiabilidade de suprimento à Roraima, tendo assim uma fonte robusta, que associada às gerações locais, conforme deve ser estabelecido pelo ONS, proporcionarão mais confiabilidade de fornecimento à todos.
Encerramos, reforçando nosso compromisso com a verdade e nos colocamos à disposição para prestar quaisquer informações relacionadas à nossa prestação de serviços de Distribuição de energia elétrica em Roraima, e colaborando para que a Folha de Boa Vista e qualquer outro meio de comunicação, possa efetivamente levar informações verdadeiras aos cidadãos roraimenses.