Nova atualização do CadÚnico entra em vigor em março de 2025

Agora, serão utilizadas estratégias onde as informações serão buscadas e incluídas de forma automática e online na própria plataforma

Nova atualização do CadÚnico entra em vigor em março de 2025 (Foto: Gov.br)
Nova atualização do CadÚnico entra em vigor em março de 2025 (Foto: Gov.br)

A partir de março de 2025, entrará em atividade novas operações do Cadastro Único (CadÚnico), com atualizações qualificadas, que visam simplificar o cadastro de famílias, tanto para a população como para os operadores do sistema. A plataforma permitirá a interligação online de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias.

Desde a última atualização, em 2010, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) desenvolveu estratégias onde as informações serão buscadas e incluídas de forma automática e online, garantindo maior precisão e confiabilidade.

“A reforma trará facilidades, primeiramente, para o operador, que não precisará mais preencher todo o cadastro, já que boa parte das informações virá da base nacional”, informou a secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo.

“Além disso, simplificará a vida de quem vai se cadastrar. Estamos falando de pessoas pobres, vulneráveis, que não dispõem de tempo nem de recursos financeiros para se deslocar a instalações públicas a fim de prestar informações que o poder público já possui”

A atualização tem impacto direto com mais de 40 programas sociais do governo federal, que utilizam os dados do Cadastro Único para selecionar seus beneficiários, como o Programa Bolsa Família (PBF), o Pé de Meia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A mudança para a nova plataforma será feita de uma única vez, com o desligamento do sistema anterior e a habilitação do novo portal, que se tornará a única fonte de gestão das informações cadastrais. É necessário que a população que faz uso do CadÚnico esteja atenta aos prazos e as demais informações solicitadas para realizar o cadastro.

Com a atualização do sistema, o CPF será a chave de unicidade do Cadastro Único e se abre a possibilidade de integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas nacionais, reforçando a segurança e a confiabilidade do sistema.