Roraima tem agora mais um abrigo que irá auxiliar imigrantes e refugiados. O abrigo Rondon 4, localizado ao lado dos Rondon 1,2 e 3, irá acolher 800 pessoas.
De acordo com a Operação Acolhida, o objetivo é aumentar a capacidade de oferecer condições dignas aos migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil.
De acordo com informações obtidas pela FolhaBV, um novo abrigo ainda será inaugurado nesse semestre.
Operação Acolhida
Além da estratégia de interiorização, a Operação Acolhida é baseada em outros dois pilares: ordenamento de fronteira e acolhimento.
Segundo dados divulgados pela Operação Acolhida, mais de 265 mil migrantes e refugiados venezuelanos solicitaram regularização migratória. Cerca de 53 mil migrantes e refugiados venezuelanos Foram. Interiorizados. Ao todo, mais de 890 mil atendimentos realizados na fronteira.
A Operação Acolhida e a interiorização são coordenadas pelo Governo Federal e apoiadas pela plataforma R4V – Resposta a Venezuelanos e Venezuelanas, composta por 48 organizações da sociedade civil e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo informações da ONU, mais de 5 milhões de pessoas foram forçadas a sair da Venezuela para procurar melhores condições de vida nos últimos anos. O Brasil é o quinto destino mais procurado. Desde o início dos deslocamentos, estima-se que 260 mil refugiados e migrantes venezuelanos entraram e ficaram no país. Desde 2018, 670 cidades acolheram os beneficiários da Operação Acolhida, em 26 estados e no Distrito Federal.
Veja o vídeo