A Embrapa Roraima tem um novo chefe-geral, o pesquisador Edvan Alves Chagas, que assumiu o cargo efetivo em 1º de setembro. A solenidade de posse, seguindo o protocolo do processo, será realizada nesta sexta-feira (15), às 9h, de forma virtual.
O evento terá transmissão ao vivo será feita pelo canal da Embrapa no YouTube.
O novo gestor foi escolhido por meio de processo de recrutamento e seleção conduzido pela Diretoria Executiva da Embrapa, ocorrido entre junho e agosto de 2021.
Conforme plano de trabalho apresentado no processo de seleção, o novo gestor destaca o fortalecimento das relações, buscando a sinergia com todos os atores do setor produtivo, instituições de ensino, pesquisa e extensão e os diversos órgãos do governo, tanto na esfera municipal, estadual como federal.
Edvan Chagas ressalta ainda a necessidade de revitalização da capacidade de atendimento de demandas pela Embrapa Roraima, sempre com maior alinhamento das ações do Centro de Pesquisa ao VII Plano Diretor da Embrapa e às políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Social do governo, além de maior aproximação com o setor produtivo para o desenvolvimento da agricultura, pecuária e setor florestal do estado de Roraima.
Sobre o Gestor
O novo chefe-geral da Embrapa Roraima é doutor em Agronomia com Pós-doutorado pela University of Florida e MBA pela USP/ESALQ, com destacada atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e em gestão, no país e no exterior.
Edvan Chagas integra, desde 2009, o quadro de pesquisadores da Embrapa Roraima atuando na área de Fruticultura, Recursos Genéticos e Bioeconomia. Na Empresa, já exerceu a supervisão do Núcleo Temático de Floresta, a função de chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a de chefe-geral substituto da Unidade.
O gestor também tem prestado significativa contribuição para a formação e qualificação do ensino superior da região Amazônica, com atuação nas principais agências de fomento do país, destacando-se como professor permanente do curso de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e também do Programa em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-Bionorte), em que foi coordenador por cinco anos.
Como pesquisador, já coordenou mais de dez projetos de P&D, todos aprovados em editais competitivos e financiados com recursos externos na CAPES, CNPq, entre outros.
Ele substitui o também pesquisador Otoniel Ribeiro Duarte, que ocupou o cargo de chefe-geral da Embrapa Roraima de 2013 a agosto de 2021.
O mandato terá um período de duração de dois anos, prorrogável por até duas vezes em igual período podendo chegar a seis anos.
Os chefes adjuntos que compõem a nova equipe de gestão são os pesquisadores Edmilson Evangelista da Silva, na Pesquisa & Desenvolvimento e Hyanameyka Evangelista de Lima, na Transferência de Tecnologia, e o analista Miguel Amador de Moura Neto, na Administração.
Solenidade:
Solenidade de Transmissão de Cargo de Chefe-geral da Embrapa Roraima
Dia 15 de outubro às 9 horas
Link: https://youtu.be/5UBf2a6POTE