Após a aprovação das mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que valerão a partir do dia 12 de abril em todo o Brasil, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Igo Brasil, conversou com a reportagem da FolhaBV sobre as novas medidas.
Segundo ele, umas das principais novidades é a validade de 10 anos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para pessoas com até 50 anos de idade.
“Será uma transição automática, quando chegar o dia 12, nosso sistema já aplicará as medidas. Porém, vale ressaltar entre 50 e 70 anos, vai continuar o prazo de cinco anos de validade e para maiores de 70 anos, o prazo é de três anos para renovação”, disse o diretor.
Igo Brasil é o diretor presidente do Detran-RR (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
Também há mudanças sobre o uso da cadeirinha, que será para crianças de até 10 anos ou que não tenham alcançado 1,45 m. Além disso, a pontuação na carteira será diferente a partir de agora, as multas de natureza leve e média, a pessoa pode acumular em um ano, até 40 pontos para iniciar o processo de cassação. As infrações de natureza grave podem acumular até 30 pontos. E as gravíssimas continuarão até 20 pontos.
VISTORIAS – O diretor do Detran-RR contou que as vistorias no estacionamento do Garden Shopping estão funcionando através de agendamentos.
Ele informou que, em razão das vistorias terem sido temporariamente suspensas, filas de carros aguardando atendimento foram formadas, porém as equipes estão se organizando para conseguir agilizar os serviços. “Das 8h às 10h, estão vistoriando veículos grandes. Após esse horário, será para os carros menores. Porém, estamos com um projeto para estender esse serviço para a Casa do Cidadão”, esclareceu.