Na semana passada a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) esteve em Boa Vista, representada pela engenheira civil da Coordenação-Geral de Atendimento Socioeducativo, Ana Cláudia da Silva, para vistoria do prédio do Centro Socioeducativo (CSE). Ela visitou as instalações junto com engenheiros da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinf), assessoria da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social do Estado (Setrabes), equipe técnica de atendimento socioeducativo e engenheiros da empresa responsável pela construção do prédio.
De acordo com Ana Cláudia, as obras foram executadas em conformidade com os parâmetros determinados pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A construção é produto de um convênio firmado entre Setrabes e SDH/PR, concluída no mês de agosto passado. O prédio está com inauguração prevista para o mês de novembro.
A nova unidade terá capacidade para atender 60 adolescentes, com 12 vagas destinadas a meninas. O centro terá área educacional profissionalizante, serviços de saúde, campo de futebol, quadra coberta para prática de esportes e espaços pedagógicos de cultura e lazer. Além dos espaços para esportes, cultura e aprendizado, os reeducandos também poderão contar com atendimento jurídico, psicológico e assistência social. Existe ainda uma área de terreno ampla que poderá ser utilizada para oficinas itinerantes, realizadas em parceria com empresa e entidades.
Ana Cláudia ainda pontuou a importância desse novo ambiente para proporcionar melhores condições de ressocialização. “As novas instalações visam proporcionar reeducação dos adolescentes que cometeram atos infracionais e a integração de seus familiares nesse processo”, explicou.
SETRABES – A Setrabes informou que a engenheira não recomendou mudanças significativas no projeto e que praticamente tudo está em conformidade com as orientações da Secretaria de Direitos Humanos. É de responsabilidade da Setrabes administrar os recursos repassados para as obras do CSE, assim como a aquisição de mobília.
SEINF – A Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que o complexo foi construído numa área de mais de três mil metros quadrados e foram investidos R$ 8,4 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A unidade está localizada na RR-321, região do Monte Cristo. Segundo a assessoria da Seinf, as impressões da engenheira “foram as melhores possíveis e que o modelo servirá como padrão para instituições com o mesmo propósito em outros estados”. (T.C)
Cotidiano