O novo reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor José Geraldo Ticianelli, foi empossado no cargo nesta terça-feira, 10, pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília. Como vice-reitor, Ticianelli tem o professor Silvestre Lopes de Nóbrega.
Em seu discurso, Ticianelli solicitou apoio de todos, principalmente dos parlamentares que compõem a bancada de Roraima na Câmara dos Deputados e no Senado, para o desenvolvimento de projetos e a otimização de ações institucionais que, segundo ele, “não apenas irão melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão, mas a oferta de soluções para as demandas sociais do nosso estado”.
Ao cumprimentar o novo reitor da UFRR pela indicação e pela posse, o ministro Weintraub assinalou que, certamente, José Geraldo Ticianelli terá muito trabalho e grandes desafios para superar à frente da Reitoria da Universidade Federal de Roraima. “Mas com padrinhos como os que aqui estão presentes, como os parlamentares e ex-reitores, você também terá todo apoio para a sua administração”, disse.
Ele prometeu realizar uma gestão pautada na responsabilidade, transparência com os recursos públicos, respeito pelos servidores, sempre comprometidos com o respeito à pluralidade de ideias, de culturas e com a formação profissional de qualidade, além de fazer com que a UFRR cumpra seu papel social.
De acordo com o novo reitor da UFRR, é importante destacar que esta função social é realizada pela Universidade de Roraima através do seu Colégio de Aplicação e da sua Escola Agrotécnica. Sendo assim, argumentou Ticianelli, “reafirmo que nossa gestão será pautada na eficiência dos seus processos para atender as demandas que a sociedade exige e espera de uma universidade pública”.
Também projetou um futuro de maior acessibilidade para estudantes com vários perfis acadêmicos. Conforme sua avaliação, o ensino público é compromisso fundamental de sua gestão. “Com aproximadamente 50 mil pessoas se declarando indígenas no nosso estado e vários tipos de acessibilidades, sejam elas físicas, pedagógicas, atitudinais, metodológicas e digitais, faz-se necessário, também, refletir e discutir as nossas práticas pedagógicas, com respeito às diferenças e com equidade, abrindo portas fundamentais para efetivar processos de interculturalidade e internacionalização no âmbito da UFRR”, salientou.
Como exemplo da nova dinâmica administrativa a que se propõe como novo reitor da UFRR, José Geraldo Ticianelli já fez uma primeira peregrinação pelos ministérios e órgãos ligados à área da educação. Acompanhado pelo deputado Hiran Gonçalves, participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, onde ouviu do ministro que a pasta tem todo o interesse em auxiliar a nova gestão da UFRR em tudo que for ligado à área da saúde.
“Me sinto honrado de poder ser o parceiro de Ticianelli. Estamos à disposição para contribuir da melhor forma possível e, quando o assunto é saúde, vamos formar uma parceria interessante, uma vez que o reitor Ticianelli também é da área”, ponderou Hiran Gonçalves.
José Geraldo Ticianelli venceu a disputa com o professor e ex-reitor da UFRR, Jefferson Fernandes. Doutor em Ciências pela Universidade Federal Uberlândia (UFU), possui especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG) e especialização em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A passagem do cargo está prevista para acontecer na próxima sexta-feira, 13, no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).